quinta-feira, 31 de março de 2016

Uma troca por mais do mesmo?

Editorial / 31/03/2016 - 06h00
Editorial1Desde o início do segundo mandato de Dilma os panelaços ficaram conhecidos em todo o país por reverberarem a insatisfação de milhares de brasileiros com os rumos político e econômico do Brasil. Além de bater colheres nas panelas, parte considerável da população foi às ruas protestar contra a falta de confiança nas decisões da presidente e as denúncias de corrupção.
No topo da lista de reivindicações entoadas nas manifestações, o impeachment. E passo importante para que o processo tenha mais chances de se concretizar foi dado na última terça-feira pelo PMDB, que deixou a base governista e mais do que nunca será o fiel da balança na contagem de votos pró ou contra a permanência da presidente no cargo.
Mas fica uma pergunta: caso a saída de Dilma aconteça e o vice-presidente Michel Temer assuma, as mudanças cobradas nas ruas realmente acontecerão ou veremos mais do mesmo? A expectativa elevada do mercado, sempre dinâmico, será alcançada com a política econômica a ser adotada pelo peemedebista? O PSDB comporia a equipe?
O PMDB vem, desde a década de 1980, após a redemocratização, apoiando-se em outros partidos para continuar de alguma forma no governo. O vice José Sarney assumiu após a morte de Tancredo Neves e governou o país por um bom tempo. O vice Itamar Franco tornou-se presidente da República depois da queda de Fernando Collor. E agora Michel Temer também ficará com a “sobra”? O partido pode ter o terceiro presidente que não recebeu sequer um voto (diretamente falando).
Paralelamente a essa complicada costura política, temos a desaprovação do governo Dilma em 69% dos entrevistados pela pesquisa CNI/Ibope. A mistura das crises política e econômica gera insatisfação e mantém a popularidade da presidente em nível baixo.
Hoje, oito em cada dez brasileiros não confiam na petista e quase 70% acreditam que, em ela permanecendo no poder, os anos que ainda restam de governo serão piores do que os atuais, com recessão ainda maior.
A pesquisa mostra que a popularidade de Dilma está nos moldes da de Sarney, aquele peemedebista que governou o Brasil nos anos 80...

Nenhum comentário: