quarta-feira, 20 de abril de 2016

A estratégia de Jaques Wagner contra a prisão de Lula: 'Sair na porrada'

Em conversa monitorada pela Operação Lava Jato, o ministro comenta com o presidente do PT, Rui Falcão, a denúncia do Ministério Público de São Paulo contra o ex-presidente

O ministro Jaques Wagner
O ministro Jaques Wagner(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Em grampos da Lava Jato, o ministro Jaques Wagner e o presidente do PT, Rui Falcão, conversam sobre a denúncia do Ministério Público de São Paulo contra Lula e sobre o plano de nomear o ex-presidente para um ministério. Os dois falam sobre o risco de prisão do ex-presidente - e Rui Falcão diz a Jaques Wagner que a presidente Dilma Rousseff tinha que tomar uma decisão rápida. Ainda se referindo ao pedido de prisão, o ministro fala sobre a reação a uma eventual ofensiva contra Lula: "Eu acho que tem que ficar cercado em torno do prédio dele e sair na porrada".
RUI FALCÃO: Alo.
JAQUES WAGNER: Oi.
RUI: Oi, JAQUES. O louco do CONSERINO aqui pediu a preventiva do LULA.
JW: É, eu vi porra.
RUI: Sim, e vocês vão deslocar alguém pra cá, como é que é?
JW: Deslocar em que sentido?
RUI: Não, acho que tem que vim alguém pra cá, porra, pra se mexer aqui também.
JW: Mas alguém quem? Só pra eu entender. Não, que eu não tô raciocinando.. (Ininteligível)
RUI: Não tem ministro da justiça, não tem..
JW: Não, tem ministro da justiça. Ele tá no ministério. Claro. Ele tá no posto.
RUI: Alguma iniciativa vocês precisam tomar. Porque tá na mão de uma juíza da quarta vara que não sabe quanto toma decisão, mas pode tomar decisão hoje. Nós...
JW: Ah, ele pediu a preventiva do cara em cima do que?
RUI: Não... não tem... em cima do TRIPLEX, da denúncia, ele é louco. Os três promotores aqui, JAQUES.
JW: Tá bom. Deixa eu fazer alguma coisa aqui.
RUI: É, porque eles podem, a juíza pode despachar agora, tá? Tem os advogados tá lá, "tamo" chamando deputado...
JW: Falou, ok.
RUI: A outra coisa é o seguinte: se nomear ele hoje, o que que acontece?
JW: Aí não sei, eu tô por fora.
RUI: Então, consulta isso também...
JW: Mas ele já decidiu?
RUI: Não, mas nós "tamo" todo mundo pressionou ele aqui. FERNANDO HADDAD, todo movimento sindical, todo mundo.
JW: Tá bom.
RUI: Tá.
JW: Eu acho que tem que ficar cercado em torno do prédio dele e sair na porrada, RUI.
RUI: Tem nada.
JW: Não, tudo bem, ué? Mas tem que cercar tudo.
RUI: Não, eu sei, mas enquanto isso..
JW: Tudo bem, deixa eu falar aqui.
RUI: Alerta a presidente. Toma a decisão de estado-maior aí.
JW: Falou, ok..
RUI: E mantém a gente informado. Ele, tá?
JW: Tá bom.

Nenhum comentário: