sexta-feira, 29 de abril de 2016

Ar polar domina o Brasil

29/04/2016 às 00:40
por Josélia Pegorim - http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/04/29/ar-polar-domina-o-brasil-1353
Atualizado 29/04/2016 às 07:45

Os meteorologistas que fazem previsão do tempo, que analisam diariamente as altas e baixas pressões atmosféricas, onde estão as frentes frias, as subidas e descidas da temperatura estão abismados com a situação meteorológica do fim de abril de 2016, aliás com todo este abril. É raro ver uma massa de ar polar tão extensa como esta que atua sobre o Brasil.
O ar polar literalmente dominou o Brasil! É o que se conclui quando se observa a queda da temperatura nos últimos quatro dias sobre o país. A grande e forte massa de ar polar que avançou sobre a América do Sul já está no limite entre as Regiões Norte, Sudeste e Nordeste do Brasil e pelo interior do Amazonas atingiu a linha do Equador. Só massas polares de grande extensão e força conseguem alcançar o Norte do Brasil, mas em geral a porção mais ao sul da Região. Poucas massas polares chegam ao extremo norte do país.




Quase todo o Amazonas passou a quinta-feira imerso no ar polar e que causou uma queda de temperatura muito acentuada, uma friagem realmente forte. Cidades do sul do Amazonas registraram até 15°C, um valor muito baixo em qualquer época do ano.  Na maior parte do estado, a temperatura nesta quinta-feira não passou dos 27°C. Em São Gabriel da Cachoeira, que está a apenas 0,12° abaixo a linha do Equador, a temperatura entre os dias 27 e 28 de abril caiu 5°C. A mesma coisa aconteceu em Manaus, onde o ar polar também foi sentido o dia todo. No dia 27 a temperatura chegou aos 34°C e na quinta, 28, o termômetro parou nos 29°C. O que impressiona é queda brusca da temperatura em 24 horas, o que não é comum nesta região. Áreas no sul do Pará e do Tocantins também sentiram o vento frio da enorme massa polar.



A friagem que atingiu Rondônia e o Acre foi intensa. Nesta quinta-feira, Rio Branco e Porto Velho registraram recordes de madrugada mais fria e de tarde mais fria do ano.
A sexta-feira amanhece fria no centro-sul do Amazonas, Acre e em Rondônia. O ar polar se afasta devagar e ainda será sentido à tarde, mantendo a temperatura amena, para os padrões da Região Amazônica. A temperatura retorna à normalidade no fim de semana.

Mais ar polar
Um segundo centro de ar polar (A2), também forte, era observado nesta quinta-feira no sul da Argentina. Esta nova massa polar também avança em direção ao centro-norte da Argentina e dará um reforço à forte massa polar (A1) que já domina o Brasil. Isto vai prolongar a atuação do ar polar sobre o país.  A diminuição do frio só deve realmente ocorrer no fim da próxima semana.

Nenhum comentário: