quinta-feira, 7 de abril de 2016

Drone gigante que carrega pessoas recebe autorização para voar na Alemanha

O Volocopter é sustentado por 18 hélices e pode ser o primeiro passo para a era dos carros voadores

BRUNO FERRARI- Época
07/04/2016 - 17h08 - Atualizado 07/04/2016 17h24
Primeiro voo oficial do Volocopter levando uma pessoa a bordo (Foto: Reprodução / YouTube)
A Alemanha deu um passo importante na construção de um futuro em que carros elétricos autônomos serão "coisa do passado". A autoridade de aviação alemã deu permissão para um voo tripulado realizado por uma aeronave ultraleve chamada Volocopter VC200. Na prática, é um helicóptero (ou multicóptero) movido a energia elétrica que lembra um drone gigante.

>> Leia também: 
Polícia holandesa treina águias para interceptar drones hostis

A estreia oficial do Volocopter ocorreu no último dia 30 de março em um campo de aviação ao sul da Alemanha. Nele, o diretor da fabricante do ultraleve, Alexander Zosel, voa a uma altura entre 20 e 25 metros e mostra como pilotar a geringonça. Segundo a empresa, o comando é feito a partir de um único manche com controle automático de estabilidade, o que reduziria significativamente o risco de acidentes fatais causados por erros humanos.

Para receber a certificação da agência de aviação alemã, a fabricante precisou desenvolver um sistema de redundância que compensa qualquer falha de componentes críticos, como a perda de diversos motores (são 18 hélices no total). Isso foi demonstrado exaustivamente durante o processo de certificação.

>> Leia também: Um drone fez a primeira entrega de mercadoria nos EUA. E não foi o da Amazon

O projeto do Volocopter teve início em 2010. Ao longo dos anos, diversos protótipos foram testados, mas sempre pilotados remotamente, como drones gigantes. Por enquanto, ele consegue voar apenas 30 minutos sem precisar de uma recarga. A empresa diz que começará a vender o ultraleve futurista em 2018 por um valor estimado em R$ 1,2 milhão.

Nenhum comentário: