sexta-feira, 15 de abril de 2016

Maioria quer impeachment, mas acha que processo não resolverá

Vox Populi

Pesquisa, realizada entre os dias 9 e 12 de abril, ouviu 2 mil pessoas, maiores de 16 anos, em 118 municípios de quase todos os estados brasileiros

PUBLICADO EM 14/04/16 - 19h15
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Vox Populi e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) aponta que mais da metade dos brasileiros (57%) é favorável ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. No entanto, para a maioria (58%), o afastamento da presidente não é a solução para os problemas econômicos e políticos do país.
Entre os entrevistados, 35% responderam que o impeachment resolveria os problemas do Brasil e 7% não souberam dizer ou não quiseram responder o que pensam sobre o processo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de abril e ouviu 2 mil pessoas, maiores de 16 anos, em 118 municípios de quase todos os estados brasileiros [exceto Roraima] e no Distrito Federal, de áreas urbanas e rurais, de todos os segmentos socieconômicos e demográficos. A margem de erro do levantamento é de 2,2%.
Entre os entrevistados, 38% disseram ser contra o impeachment e 6% não responderam. A maior parte dos favoráveis ao impeachment estão nas regiões Centro Oeste/Norte (65% do total), Sudeste (63%) e Sul (62%). Entre os contrários ao processo, 54% estão na Região Nordeste e 33% na Região Sul.
A maioria dos entrevistados não considera que o impeachment seja um golpe (52%), embora 49% concordem com a afirmação de que o impeachment seria uma vingança do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-SP), e 50% concordem que a oposição está sendo oportunista, aproveitando-se do desgaste do governo para tirar a presidente Dilma do poder. Para 36% dos entrevistados há um golpe em curso contra a presidente.
A pesquisa mostrou um empate (44%) entre os que acreditam que Dilma sofrerá um impeachment e os que acham que o processo não será levado a cabo.
Michel Temer
Segundo o Vox Populo, 61% dos entrevistados avaliam negativamente o vice-presidente Michel Temer e 5%, positivamente. Os outros 33% do total, consideram o vice regular.
Para 39% dos entrevistados, o rompimento do PMBD com o governo representou uma traição de Temer e o partido. Já outros 39% consideram que o PMDB e Temer não têm o dever de apoiar a presidente.
Governo Dilma
O governo Dilma é avaliado negativamente pela maioria dos ouvidos na pesquisa (65%). Para 23%, a gestão da presidente é regular; e 11% consideram o governo positivo. O resultado demonstrou uma queda na avaliação negativa do governo e aumento na avaliação positiva. Em dezembro, o desempenho do governo era considerado negativo para 69% dos entrevistados e apenas 5% o consideravam positivo.
Melhor presidente
Para 45% dos entrevistados na pesquisa Vox Populo/CUT, o melhor presidente que o Brasil já teve foi Luiz Inácio Lula da Silva. Em seguida, aparece Fernando Henrique Cardoso, citado por 15% dos ouvidos na pesquisa.

Nenhum comentário:

Loading...

Arquivo do blog