terça-feira, 12 de abril de 2016

ONU se diz "preocupada" com tensão no Brasil e pede respeito ao Judiciário

Porta-voz para Direitos Humanos Ravina Shamdasani também fez um apelo para que as instituições democráticas sejam respeitadas durante a tramitação do processo de impeachment

- Atualizado em
Logotipo das Nações Unidas, no Palácio das Nações, em Genebra, Suíça
Desdobramentos da crise política no Brasil entraram no radar da ONU(Thomas Trutschel/Getty Images)
A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo nesta terça-feira para que o processo de impeachment no Brasil não se transforme em um confronto social no país, que os princípios democráticos sejam preservados e que "todos os lados" respeitem o Judiciário. "Estamos acompanhando de perto a situação e já fizemos alguns alertas em algumas ocasiões. A tensão, porém, não parece perder força e continuamos preocupados", afirmou Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, em uma conferência de imprensa em Genebra, na Suíça. "Renovamos nosso apelo para todos os lados, para garantir que o Poder Judiciário seja respeitado, que as instituições democráticas pelas quais o Brasil lutou tanto para ter sejam respeitadas e não sejam minadas no processo", disse.
Leia mais:
Comissão da Câmara aprova processo de impeachment
Jaques Wagner chama Temer de 'patrocinador do golpe' e fala em renúncia do vice
Na semana passada, a cúpula da ONU alertou que a crise política no Brasil poderia ter um impacto internacional e apelou para que os líderes nacionais atuem para solucionar o impasse que vive o país. Na ocasião, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, indicou que a instabilidade no país entrou no radar da entidade e pediu uma reação "harmoniosa" diante da crise.
"Por enquanto, esse é um problema político doméstico. Mas o Brasil é um país muito importante e qualquer instabilidade política no Brasil é uma preocupação social para nós", disse Ban Ki-Moon, em Genebra. O apelo foi o primeiro em relação ao Brasil em quase dez anos do comando do coreano na ONU e uma atitude rara nos contatos das Nações Unidas com o país.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: