quinta-feira, 7 de abril de 2016

PIMENTEL AUMENTA CONTA DE ÁGUA EM MINAS GERAIS


Foto de Sargento Rodrigues. O novo aumento da tarifa de água, considerando anúncio feito ainda em 2015, quando foi aprovado o pedido de revisão de cálculo apresentado pela COPASA, empresa que é comandada pelo Governador do Estado, Fernando Pimentel do PT, à Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), será discutido em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento do deputado Sargento Rodrigues, aprovado nesta quinta-feira, 7/4/2016.
A realização da audiência pública tem por finalidade assegurar direitos dos consumidores e contribuintes diante da possibilidade de novo aumento da tarifa de água em Minas Gerais. Devido ao pedido de revisão de cálculo apresentado pela COPASA, no ano passado, diferentemente do reajuste, a revisão considera metas de investimento, ampliação de serviços e impactos decorrentes de ganhos de qualidade.
A ASRAE/MG comunicou que a revisão solicitada seria feita em duas etapas, sendo que a primeira resultaria em mudanças no valor cobrado a partir de maio de 2016, mês no qual também seria cobrado o reajuste da tarifa anual da COPASA.
Segundo matéria veiculada no jornal O Tempo no dia 23/5/2016, pelos cálculos da Arsae-MG, o aumento será de 10,18%. O índice foi oficialmente apresentado em audiência pública presencial, mas a Copasa ainda poderia incluir mudanças na proposta. A população também pode colaborar pelo e-mail audienciapublica10@arsae.mg.gov.br. Desse total, cerca de 7,2% diz respeito à reposição das perdas inflacionárias. Os outros 3% são referentes à primeira etapa da revisão tarifária.
Dessa forma, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte solicitará informações COPASA e ASRAE referente ao aumento da tarifa de água e esgoto, principalmente no que diz respeito aos aspectos jurídicos e econômicos.

Nenhum comentário: