A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Minas Gerais informou nesta sexta-feira (8) que a campanha de vacinação contra a gripe terá início no próximo dia 30. Neste ano, o Estado já registrou ao menos sete mortes em decorrência da Influenza, vírus causador da doença. Desse total, dois óbitos foram por H1N1. A imunização deve se estender até 20 de maio.
Nesta semana, o Ministério da Saúde encaminhou à secretaria 1,319.600 milhão de doses da vacina, o que corresponde a 25% do total necessário. Pelo cronograma estipulado pela pasta está previsto seis repasses até maio.
Segundo a SES, o primeiro grupo a receber a vacina será o de pessoas acamadas e as que moram em instituições fechadas, como asilos. Elas irão receber a dose entre 25 e 30 de abril, antes do início da campanha.
No Estado, a meta é imunizar quase quatro milhões do público alvo. De acordo com a SES, terão prioridades pessoas acima dos 60 anos; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde; povos indígenas e indivíduos com doenças crônicas, como diabetes, asma, bronquite, por exemplo, e outras condições clínicas especiais, como pessoas transplantadas.
Minas registra ao menos sete mortes por gripe no ano, sendo duas por H1N1
Prevenção
Para evitar a gripe a prevenção é a melhor solução. A SES recomenda algumas medidas de higiene para controlar a doença. Dentre elas, lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos); evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.