segunda-feira, 30 de maio de 2016

Conheça os animais mais perigosos do mundo

BBC30/05/2016 07h03 - Atualizado em 30/05/2016 07h03

Dos hipopótamos às moscas, confira as criaturas mais letais vivendo na Terra

Da BBC
Qual é o animal mais perigoso do mundo?
Na semana passada, um australiano morreu após ser atacado por um crocodilo.
Crocodilos são animais perigosos. Estima-se que eles provoquem mil mortes por ano. Mas a criatura mais perigosa do mundo, ano após ano, é muito menor: o mosquito.
Confira abaixo a lista dos animais mais perigosos do mundo.
Mosquitos
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 725 mil pessoas morrem todos os anos por doenças transmitidas pelos mosquitos.
Somente a malária afeta 200 milhões no mundo todo, das quais 600 mil morrem.
Mosquitos matam mais de 725 mil pessoas por ano  (Foto: AFP)Mosquitos matam mais de 725 mil pessoas por ano (Foto: AFP)
Mosquitos também transmitem a dengue, a chikungunya, o vírus da zika, a febre amarela e a encefalite (inchaço e inflamação do cérebro).
O grande número de mosquitos potencializa o risco causado a seres humanos. Diferentemente de muitas outras criaturas perigosas, eles podem ser encontrados em praticamente todas as partes do mundo em diferentes épocas do ano. No auge do período reprodutivo, os mosquitos ultrapassam, em número, qualquer outro animal, exceto pelas formigas e pelos cupins.
Cobras
Taipa é a cobra mais venenosa do mundo, mas não a mais letal
Estima-se que as cobras matem por ano cerca de 50 mil pessoas. A mais venenosa do mundo é a Taipan. Seu veneno é altamente tóxico e pode matar um ser humano em menos de 45 minutos. Mais de 80% dos picados morrem. Mas ela não é a mais letal, porque raramente pica humanos.
Estima-se que as cobras matem por ano cerca de 50 mil pessoas (Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters)Estima-se que as cobras matem por ano cerca de 50 mil pessoas (Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters)
A Echis (um tipo de serpente) não está entre as dez cobras mais venenosas do mundo ─ apenas 10% de suas vítimas morrem ─ mas, como vive perto de áreas habitadas, pica rápido e com frequência.
Estima-se que o réptil mate cerca de 5 mil pessoas por ano ─ mais do que qualquer outro tipo de cobra.
A Taipan é nativa da região central da Austrália, enquanto a Echis pode ser encontrada em Paquistão, Sri Lanka, partes do Oriente Médio e da África, ao norte do Equador. As espécies do gênero Krait, também entre as mais letais do mundo, habitam o leste da Ásia.
Cachorros
Melhor amigo do homem? Pense duas vezes. Cachorros com raiva são responsáveis pela morte de 25 mil pessoas por ano. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em países onde os cães comumente transmitem raiva, eles estão envolvidos em 99% dos casos da doença.
Países com o maior número de vira-latas, incluindo a Índia, são os mais afetados.
Segundo a OMS, aproximadamente 36% das mortes por raiva no mundo ─ 20 mil das cerca de 55 mil ─ ocorrem na Índia todos os anos, muitas das quais quando crianças entram em contato com cachorros infectados.
Morrer por causa da mordida de um cachorro é muito mais raro. Não há dados oficiais sobre isso, mas de todas as 4,5 milhões de mordidas de cachorro que acontecem todos os anos nos Estados Unidos, apenas 30 resultam em mortes.
Mosca Tsé-Tsé
Parecida em tamanho e aparência com a típica mosca de frutas, a mosca de Tsé-Tsé é extremamente letal.
O inseto usa uma grande tromba para picar animais vertebrados, incluindo humanos, e se alimentar de seu sangue.
A mosca de Tsé-Tsé transmite a tripanossomíase africana, ou doença do sono, que causa febres, enxaquecas e dores nas articulações, seguidas de vômitos, inchaço do cérebro e problemas para dormir.
Estima-se que entre 20 mil e 30 mil pessoas são infectadas todos os anos, a grande maioria na África subsaariana. Desse total, 10 mil morrem da doença.
Crocodilos
Crocodilos não necessariamente caçam humanos, mas eles são predadores oportunistas.
Na África, de todos os ataques de crocodilos, entre 30% a 50% são fatais, dependendo da espécie.
Muitos acontecem em pequenas comunidades e ficam fora das estatísticas oficiais.
Ao redor do mundo, estima-se que os crocodilos matem cerca de 1 mil pessoas por ano, muito mais do que tubarões.
Hipopótamo
O hipopótamo é o mamífero terrestre mais mortal do mundo, matando cerca de 500 pessoas por ano na África.
São também criaturas agressivas, com dentes afiados.
Pesando em média 2.750 quilos, eles podem esmagar um ser humano até a morte.
Hipopótamos pode pesar até 2.750 quilos  (Foto: B. Mathur/Reuters)Hipopótamos pode pesar até 2.750 quilos (Foto: B. Mathur/Reuters)

Nenhum comentário: