segunda-feira, 30 de maio de 2016

Metade dos prefeitos não será reeleita e PT encolherá

Amália Goulart / 30/05/2016 - 06h00
Amalia1As eleições municipais deste ano guardam algumas surpresas e peculiaridades. A maior delas é o número de prefeitos que tentarão a reeleição e não devem sair vitoriosos. A quatro meses e meio do pleito, o que antes era uma desconfiança agora tornou-se uma preocupação de fato. 
Seja no PSDB, PMDB ou no PT existe o consenso de que mais de 50% dos prefeitos que tentarão a reeleição não terão êxito. A crise política e econômica deixou os gestores municipais com administrações à beira da falência. Sem dinheiro, não é possível mostrar à população o que foi feito pelas cidades, pois simplesmente as realizações minguaram, salvo raras exceções.
Por isso, as legendas buscam nomes novos, que não ficha corrida e, de preferência, jovens, para combater também o desgaste da classe política.
Se para todas as siglas a situação é preocupante, para o Partido dos Trabalhadores é pior ainda. Interlocutores da legenda fizeram contas de que o partido deve conseguir eleger 40% menos prefeitos do que nas eleições passadas. Os escândalos de corrupção envolvendo quadros da legenda e a situação econômica do país, deixada pela presidente afastada Dilma Rousseff (PT), contribuem para o índice.

Nenhum comentário: