quarta-feira, 4 de maio de 2016

Vai esfriar mais em maio?

03/05/2016 às 16:00
por Josélia Pegorim
http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/05/03/vai-esfriar-mais-em-maio--1620
Atualizado 03/05/2016 às 16:13

Depois de alguns dias gelados, o calor já voltou a predominar no Acre, em Rondônia, e no Centro-Oeste. Já esquentou também no Sudeste e no Sul, apesar das noites ainda frias.
A passagem de uma grande e intensa massa de ar polar sobre o Brasil na última semana de abril de 2016 derrubou a temperatura do sul ao norte do país, causando recordes históricos de frio para abril.
Nos mapas é possível perceber o impacto desta massa polar sobre o Brasil. O primeiro mapa, mostra a temperatura às 6 horas (de Brasília) registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia no dia 25 de abril de 2016, antes do ar polar intenso começar a influenciar o Brasil. O segundo mapa, do dia 28 de abril, mostra o efeito da forte massa de ar polar. Os tons de azul e de roxo representam as baixas temperaturas.








A pergunta agora é: vai esfriar mais em maio? Por enquanto, não. Mas a temporada de frio está só começando. Outras massas polares parecidas ou até mais fortes do que aquela do fim do abril devem passar sobre o Brasil até o fim do outono e durante o inverno.
O outono de 2016 ainda está sendo influenciado pelo fenômeno El Niño, mas que enfraquece cada vez mais até o fim da estação. O Inverno de 2015 foi com muita chuva e sem frio por causa do El Niño, mas o inverno deste ano deve ocorrer numa situação de neutralidade, sem El Niño e sem La Niña, portanto, as ondas de frio vão chegar mais facilmente ao Brasil.

Pelo menos nestes próximos 15 dias de maio, não há previsão de nova onda de frio intenso sobre o Brasil, mas algumas massas polares vão chegar ao país.

Nenhum comentário: