Canal americano CNN repercute prisão de suspeitos de ligação com terrorismo no Brasil
O anúncio do Ministério da Justiça, nesta quinta-feira (21), sobre a operação da Polícia Federal que prendeu dez brasileiros suspeitos de ter ligação com o Estado Islâmico, a duas semanas do início da Olimpíada do Rio, repercutiu na imprensa internacional.  Essas foram as primeiras prisões no Brasil por suspeita de ligação com o grupo terrorista, que atua no Oriente Médio, mas que tem cometido atentados em várias partes do mundo.

A correspondente do canal americano CNN, no Rio de Janeiro, Shasta Darlington, falou sobre a grande movimentação de tropas policiais na cidade – que realizava treinamentos antiterrorismo - e que o governo anunciou a intensificação da segurança para os Jogos.  O canal ressaltou o caráter aparentemente amador e sem preparação do grupo formado no Brasil, revelado pelo Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.
A rede britânica BBC destaca que os presos brasileiros não são membros efetivamente do Estado Islâmico, mas que tentaram contato com o grupo. A matéria também diz que apesar da apreensão mundial pelas Olimpíadas no Brasil, motivadas principalmente pelo atraso nas obras, zika e a crise política, o país recebeu recentemente o aval do Comitê Olímpico para receber os jogos.

O jornal britânico "The Guardian" também noticiou a prisão e ressaltou relembrou a descoberta do Ansar al-Khilafah Brazil, um canal brasileiro no aplicativo de mensagens Telegram com ligação com EI.

O "El Pais", da Espanha, destacou a tentativa de compra de uma arma AK-47 pela internet por um dos investigados e o perfil de risco dos suspeitos: “brasileiro, recém-convertido ao Islã, frustrado pelo tom pacifista das mesquitas do país, buscando propaganda radical do Estado Islâmico na Internet.
The Guardian repercute prisão de suspeitos de ligação com terrorismo no Brasil