Marcello Camargo/Abr
alckmin

SÃO PAULO - Cotado como possível candidato à presidência da República, o governador Geraldo Alckmin afirmou na manhã deste domingo (28) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "está sitiado", ironizando as suspeitas de o que petista teria se favorecido por empreiteiras na reforma do sítio em Atibaia.
"Acabou o Lulinha paz e amor. Acho que ele está na dele. A situação não está fácil", emendou Alckmin, depois de votar nas prévias do PSDB que definirão o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo. O governador estava acompanhado de João Doria, pré-candidato que apoia na disputa interna.
Também concorrem à vaga o vereador Andrea Matarazzo e o deputado federal Ricardo Tripoli.
Neste sábado (27), durante a comemoração dos 36 anos do PT no Rio, Lula disse pela primeira vez publicamente ter recebido o sítio de presente de seu amigo Jacob Bittar, fundador do PT, e "outros companheiros".
"Ele inventou de comprar uma chácara para que eu pudesse utilizar quando eu deixasse a Presidência. Fizeram uma surpresa pra mim até o dia 15 de janeiro [de 2011]", afirmou Lula no evento. "A chácara não é minha", acrescentou.
Em relação ao tríplex no Guarujá, no litoral paulista, em que há suspeitas de que Lula foi favorecido pela OAS, o petista disse não ter relação com a propriedade.
"Eu digo que não tenho o apartamento. A empresa diz que não é meu. E um cidadão do Ministério Público, obedecendo ipsis literis o jornal 'O Globo' e a 'Rede Globo', costuma dizer que o tríplex é meu", apontou, depois de ironizar o imóvel como "tríplex do Minha Casa Minha Vida, de 200 metros quadrados".