O Facebook está empenhado na sua missão de se tornar a plataforma de
publicidade mais eficaz do mundo virtual, e para isso tem mostrado que
está fazendo o dever de casa e estudando muito bem seus usuários, até
mesmo fora da rede social.
O jornal norte-americano The New York Times
explica que a estratégia de publicidade segmentada da companhia de Mark
Zuckerberg vai muito além das informações reveladas pelo próprio
usuário no Facebook. Para que os anunciantes consigam atingir o público
alvo de maneira eficiente, a rede social está buscando informações em
fontes de dados externas para aprender mais sobre cada pessoa que
utiliza sua plataforma. Dessa maneira, ela pretende fazer com que os
usuários vejam apenas anúncios considerados relevantes para eles.
Para
conseguir atingir sua meta e agradar aos anunciantes, no final do
último mês o Facebook anunciou parcerias com quatro empresas que fazem o
trabalho de coleta de dados comportamentais lucrativos, operações de
loja de cartões de fidelização, lista de e-mails de clientes e
monitoramento de visitas a sites. Essas empresas são: Acxiom, Datalogix,
Epsilon e BlueKai.
As parcerias podem ajudar uma montadora a
personalizar um anúncio para um usuário interessado em um carro novo,
por exemplo, explica o jornal. "Nosso objetivo é melhorar a relevância
dos anúncios que as pessoas veem no Facebook e a eficácia das campanhas
de marketing", disse Gokul Rajaram, diretor de produto para anúncios no
Facebook.
Já para os usuários, essas mudanças no sistema de
publicidade significam que eles não vão ver apenas propagandas baseadas
no que eles "curtem" no Facebook, mas sim em suas tendências online e
offline. Isso porque a empresa vai analisar o que eles gostam de comer,
que tipo de roupa costumam usar, etc.
A rede será capaz de
saber, por exemplo, que, se o usuário usa o seu cartão de fidelidade do
supermercado para comprar refrigerante, ele pode se deparar com um
anúncio da Coca-Cola quando fizer login no Facebook. Mas é importante
destacar que nenhuma informação de identificação sobre os usuários será
compartilhada com os anunciantes, já que os nomes de usuário e e-mails
do Facebook serão criptografados e protegidos.
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