domingo, 22 de fevereiro de 2009

BLOGS - Vida inteligente na blogosfera


Fáceis de serem criados e abertos a todas as causas, blogs se popularizam velozmente na internet. Já são até motivo de concurso para a escolha dos melhores
Frederico Bottrel - Estado de Minas
Criar um blog é fácil. Difícil é se destacar nesse povoado universo de blogueiros com mil e uma coisas para escrever (de banalidades pessoais a furos de reportagem). Com as facilidades das ferramentas de publicação de conteúdos na internet, os endereços pipocam em incontáveis blogs – e desse mato saem cachorros de todo tipo. Tanto que é até difícil navegar ao léu e encontrar páginas que valham uma adição à pasta favoritos. Se a web 2.0 é bacana por dar voz a quem tem o que falar, acaba dando voz também a um monte de gente que fala muita besteira. Por isso, premiações como a do Best Blogs Brasil são um bom farol, indicando que há luz e coisa boa no mundo dos blogs.

O Informátic@ conversou com alguns dos blogueiros que aparecem na lista dos 30 melhores blogs do Brasil, para saber exatamente quais são as histórias por trás dos endereços que bombam na blogosfera. E encontramos casos de empreendimentos bem-sucedidos, como do mineiro Guilherme Valadares, responsável pelo Papo de Homem. O blog vencedor pelo Best Blog Brasil na categoria universo masculino é hoje uma empresa (chamado até de revista eletrônica), inclusive com uma equipe que cuida das atualizações sob a batuta do criador.

Por outro lado, há também opiniões como a do apresentador Marcelo Tas, que é dono do blog eleito como o melhor do Brasil. Tas aposta na autoralidade como estratégia para fazer um espaço legal. “O blog é o autor”, afirma. Antônio Tabet, o criador do KibeLoco, melhor blog de humor de acordo com o prêmio, também não divide o mouse com ninguém: os posts e as melhores piadas são só dele e ninguém tasca. “Para montar uma equipe, teria de encontrar gente afinada com esse tipo de humor, que é próprio, pessoal”, defende.

O organizador do Best Blogs Brasil, Edney Souza (conhecido na web como Interney), também dá as dicas para quem pretende ser blogueiro. “Blog não é só uma ferramenta, é conteúdo e relacionamento. Se quer ter algum sucesso como ele, precisa planejar o que, para quem e qual a frequência com que vai escrever.” De acordo com ele, não precisa ser tão inflexível, mas se relacionar com o público é essencial. “O blog é um canal de mão dupla e muitas vezes os leitores vão orientar o autor em novos caminhos, ajudando na melhoria do espaço”, afirma.

COMO FAZER E, se você é daqueles que nunca fuçaram em um provedor de blogs, também vamos mostrar o caminho das pedras, para os primeiros passos, nas três principais ferramentas de criação de blogs disponíveis na internet: Blogger, Wordpress e Live Journal. Também criamos um perfil no Dzaí, plataforma de relacionamento e blog dos Diários Associados, para experimentar a publicação de conteúdos multimídia, que é grande diferencial do espaço. Os portais oferecem características diferentes para cada tipo de blogueiro, e nós vamos ajudar você a encontrar o melhor meio de se expressar na rede.

Nenhum comentário: