sábado, 14 de março de 2009

LULA NOS ESTADOS UNIDOS

/ política / Lula nos EUA

O Portal de Notícias da Globo
14/03/09 - 14h14 - Atualizado em 14/03/09 - 16h16
Ao lado de Obama, Lula diz que 'decisões políticas' podem resolver crise
Para presidente, decisão precisa ser rápida para evitar mais desemprego.'Tensão' com etanol não será 'resolvida da noite para o dia', disse Obama.
Do G1, em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (14), ao lado do líder americano Barack Obama, que decisões políticas tomadas no próximo encontro do G20 (grupo que reúne as maiores economias e os principais países emergentes) podem resolver a crise financeira mundial.

"O presidente Obama e eu estamos convencidos que a crise econômica pode ser resolvida por decisões políticas no encontro do G20", afirmou Lula, falando a jornalistas ao lado de Obama, após reunião na Casa Branca.

O presidente brasileiro alertou, no entanto, que tais decisões - não especificadas - precisam ser tomadas rapidamente: "a decisão precisa ser mais rápida, porque o número de desempregados está aumentando no mundo. E o desempregado de hoje é o problema de amanhã".

O G20 se reunirá no início de abril em Londres, na Inglaterra, e espera-se que durante a reunião possam ser tomadas medidas comuns para enfrentar a crise financeira.


Lula e Obama: líder americano disse que os EUA têm 'muito o que aprender' com o Brasil nos biocombustíveis. (Foto: France Presse)
Segundo Lula, é preciso "restabelecer a credibilidade e a confiança da sociedade no sistema financeiro". Para isso, ele disse que é necessário "fazer com que o crédito volte a fluir normalmente dentro de cada país e facilitar o fluxo comercial entre as nações".

Por sua vez, Obama desmentiu a existência de divergências entre os países industrializados e emergentes do G20 sobre os meios para resgatar a economia global.

Brincadeira
Falando sobre a gravidade da crise que atinge os EUA, Lula fez uma brincadeira e disse que "eu é que não queria estar no lugar dele", referindo-se ao cargo do presidente americano, arrancando risadas de Obama. Mantendo o bom-humor, o americano respondeu que o brasileiro "parece minha esposa Michelle falando".


Lula cumprimenta o presidente Obama após encontro na Casa Branca neste sábado. (Foto: France Presse)
Na área de biocombustíveis, Obama disse que seu país "tem muito a aprender com o Brasil" no campo das energias renováveis, e afirmou que pretende usar seu vínculo com esse país para "fortalecer" a relação com a América Latina.
Obama afirmou que “temos o potencial de trocar idéias; eu sei que o tema etanol foi motivo de tensão entre os dois paises". Ele admitiu que as barreiras ao etanol não serão levantadas rapidamente, dizendo que "isso não vai mudar da noite para o dia, mas acho que conversando essa tensão vai se resolver”.


Também falando sobre biocombustíveis, Lula disse que “não entendo como o mundo está preocupado com a questão climática, com a emissão de gases estufa, e um combustível poluente não é taxado e um combustível limpo é taxado".

Lula brincou novamente e disse que, quando Obama vier ao Brasil, “vou pedir para ele andar num carro flex, e ele vai perceber a tranquilidade”. Obama respondeu dizendo que “eu tenho um carro flex. O problema é que não temos postos de gasolina suficientes”.

Outro tema tratado no encontro, segundo eles, foi a parceria entre Estados Unidos e Brasil para trabalhar na África. "Discutimos a possibilidade de trabalharmos juntos na África e também para uma política de desenvolvimento da América Latina", declarou Lula.
Encontro pioneiro
A reunião entre Lula e Obama, realizada na Casa Branca, em Washington, a sede do governo dos EUA, foi o primeiro encontro entre os presidentes dos dois países e o terceiro encontro com um chefe de Estado feito por Obama desde sua posse, no dia 20 de janeiro.


Presidentes tiveram seu primeiro encontro pessoal neste sábado. (Foto: France Presse)
Lula chegou à Casa Branca por volta do meio-dia e trouxe como presente um prisma feito com pedras brasileiras e prata, de cerca de 15 cm, que entregou a Obama. A troca de presentes entre os presidentes faz parte do protocolo.

Antes do encontro com Obama, o presidente Lula se encontrou com o presidente da maior central sindical dos Estados Unidos, a AFL-CIO, John Sweenwy. Amigo de Sweeney antes de assumir a Presidência, Lula fez um gesto de retribuição aos sindicalistas da AFL-CIO, que em outras ocasiões tomou posição pública de defesa ao presidente brasileiro.

Após o encontro com Obama, o presidente brasileiro segue para almoçar na residência do embaixador brasileiro na capital americana. No final da tarde, Lula vai embarcar para Nova York, onde permanece no domingo sem agenda oficial.

Compromissos presidenciais
Na segunda-feira, ainda em Nova York, o presidente vai se encontrar com investidores e empresários estrangeiros em um seminário econômico sobre o Brasil promovido pelos jornais "Valor" e "Wall Street Journal".

saiba mais
Lula embarca para os EUA para se reunir com Obama
Fidel Castro acha que medidas de Obama não vão resolver a crise econômica
Não vamos ‘sentar em cima do dinheiro’ esperando crise passar, diz Lula
Lula e Obama têm trajetórias semelhantes, diz Dilma
Lula se encontra pela primeira vez com Obama neste sábado
São aguardados 250 participantes, inclusive ministros de Estado, que irão debater a maneira como o Brasil atravessa a atual crise mundial e também os mecanismos que criou para manter os investimentos básicos em infraestrutura, produção e setor social.

Lula e Obama devem voltar a se encontrar no mínimo duas vezes nas próximas semanas: em Londres, por ocasião da reunião de cúpula do G20, para avançar com as propostas de de reforma financeira; e na Cúpula da Américas, em meados de abril, em Trinidad.
(Com informações de Reuters, AFP, Valor OnLine, Efe e Agência Estado)

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1042881-5601,00-AO+LADO+DE+OBAMA+LULA+DIZ+QUE+DECISOES+POLITICAS+PODEM+RESOLVER+CRISE.html

Nenhum comentário: