terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Saiba como sincronizar seus sites favoritos para acesso em vários PCs Saiba como usar o Xmarks, que permite compartilhamento entre máquinas. Compatível com principais browsers, serviço armazena links na nuvem.


Ronaldo Prass Especial para o G1*
Com a enorme variedade de sites que acessamos todos os dias, sempre existem aqueles que são os preferidos ou que achamos interessantes e gostaríamos de lembrar sempre. Para facilitar o acesso rápido, o ideal é que os tenhamos salvos entre os favoritos no navegador. Além garantir que tenhamos sempre à mão os mais acessados, é possível criar categoria para organizá-los.
Xmarks é um serviço de compartilhamento de sites favoritos.
Mas o que é um grande facilitador também pode se tornar um problema quando estamos usando computador de terceiros ou até mesmo quando o computador tem o seu sistema operacional reinstalado. É possível tê-los num único lugar, usando o Xmarks Bookmark Sync. O serviço armazena os links na nuvem, em um servidor na internet, e mantém sua coleção de favoritos acessível em qualquer browser.
Por meio dele, os sites que forem adicionados à lista de favoritos, histórico de navegação e senhas de controle de acessos ficam à disposição a qualquer momento. O serviço é gratuito e para usufruir dele basta criar uma conta em xmarks.com. Após estar cadastrado, você pode baixar o aplicativo que irá sincronizar as suas preferências ao Xmarks.
Existem complementos que sincronizam com os principais navegadores de internet e seus respectivos sistemas operacionais.
Uma outra vantagem em usar um serviço que sincroniza os seus sites preferidos é poder acessá-los usando smartphone, iPod ou tablet. Existem aplicativos específicos para a plataforma Apple e Andoid.
Configuração do Xmarks.
Sincronizando os sites favoritosApós ter criado uma conta no Xmarks, instale também o complemento que irá sincronizar os favoritos do navegador.
Neste exemplo, usei o navegador Firefox. Para configurar a sincronia, clique no ícone do aplicativo que aparece no canto inferior direito.
É necessário informar o usuário e a conta criada no Xmarks. Caso você ainda não tenha criado, esse processo pode ser feito nessa etapa do processo. Caso já possua clique em “Entre”.
Nessa etapa, se preferir, também é possível permitir que senhas também sejam salvas. Com isso, você teria um único usuário e senha para lembrar, já que outras senhas de sites, perfis em redes sociais, e-mails, serão armazenadas no Xmarks.
 
Definindo a sincronização que será feita pelo serviço.
Clique em Sincronizar Agora e aguarde enquanto o Xmarks envia para o servidor os dados da sua conta.
 
 
 
 
 
 
Xmarks
Caso você precise acessar os seus sites favoritos num computador em que o sincronizador do Xmarks não estiver instalado, ainda assim é possível ter acesso aos favoritos através do site do serviço, em xmarks.com.
 
 
 
 
 
* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/12/saiba-como-sincronizar-seus-sites-favoritos-para-acesso-em-varios-pcs.html

Nenhum comentário: