terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pastor em Valadares promete perda de peso só com sopro

Milagre
Oração promete perda de peso
Pelo menos 60 fiéis teriam testado o ritual oferecido pelo líder religioso
Publicado no Jornal OTEMPO em 20/09/2011

ANA CLARA OTONI

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Fórmula. Oração do emagrecimento, do pastor Flamarion Rolando, ganhou adeptos em outras igrejas
Uma oração fervorosa finalizada com um sopro é a nova promessa de emagrecimento instantâneo de um pastor de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Pelo menos 60 pessoas teriam testado o exercício de fé na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular da cidade, durante os cultos do líder religioso Flamarion Rolando. O ritual consiste na convocação de grupos de três a cinco fiéis, acima do peso, até o altar do templo para uma reza. No fim do ritual, Rolando sopra os participantes.
O funcionário da igreja Raí Campos Malta, 19, garante que a prece funciona para quem acredita no poder da oração. Mas não é feita para quem quer ficar com o corpo sarado. Para receber o privilégio, de acordo com Malta, as pessoas são selecionadas "a dedo" pelo pastor. "Não é para a pessoa ficar bonita como a Gisele Bündchen, mas pra tratar da saúde", afirmou.
O pastor Fausto França, da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Varginha, no Sul de Minas, confirma o "milagre" conseguido pelo colega. França afirmou já ter presenciado o emagrecimento de uma mulher atendida pelas preces de Rolando. "Precisaram arrumar roupas para ela ir embora. Parece que Deus deu um corpo novo a ela", contou.
Rolando atua há nove anos na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular e, segundo funcionários do local, o suposto sucesso da oração teria inspirado pastores de outras cidades a usarem a fórmula da perda de peso com seus fiéis. "Numa outra igreja, dizem que um homem caiu e, quando levantou, tinha emagrecido 30 kg", contou Malta.
O pastor Flamarion Rolando foi procurado pela reportagem, mas informou, por meio de um colega da igreja do Vale do Rio Doce, que não teria interesse em falar sobre o assunto.
Descrença. O médico João Gabriel Marques Fonseca, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ironizou a iniciativa do líder religioso afirmando que a única chance de uma pessoa perder peso instantaneamente é se ela cortar um pedaço do corpo. "Não há como o corpo manipular gordura de uma forma tão rápida. Um piloto de Fórmula 1, por exemplo, pode perder até cinco quilos durante uma corrida", explicou o médico, que há 35 anos acompanha pacientes com obesidade.
Para o especialista, o que acontece com frequência é a pessoa perder peso a partir da sugestão de alguém em quem confia. "Muitas pessoas, independente do ritual, aceitam o conselho de um amigo, de um pastor ou de um médico e passa a comer menos, reduzir a sua ansiedade e se exercitar. Aí sim, ela pode emagrecer", afirmou o médico.


Cura
Vício e dívida também são alvo de cultos
E não é só a oração para perder peso que tem atraído os fiéis para a 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Governador Valadares. No local há também oração para cura do vício de drogas e para pessoas endividadas. Segundo o funcionário da igreja Raí Malta, 19, o pastor "apaga a memória das pessoas". "A pessoa viciada chega na igreja e fala do vício. Depois que o pastor ora, ela esquece. Tem gente que jura na frente da família que nunca fumou, nunca usou droga nenhuma", contou.

Os fiéis que estão "na lama", como o funcionário explicou, recebem uma oração para saírem da sarjeta. "Nunca tinha visto em nenhum lugar. Gente que emagrece, viciado que se cura e endividado que sai da lama. É muita fé", afirmou Malta.

Um outro pastor da igreja Quadrangular do município do Vale do Rio Doce, Elias de Jesus, jura que os milagres acontecem, mas sabe que existem pessoas que não acreditam. "Muita gente maliciosa diz que os milagres são truques. Hoje, temos que ter cuidado até com a própria sombra", disse. (ACO)
"Pastor da dieta" foi denunciado pelo MPF por crimes tributários
O pastor Flamarion Rolando, da 1ª Igreja Quadrangular de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, foi investigado em 2008 por crimes contra a Receita Federal. Acionado pelo órgão, o Ministério Público Federal (MPF) informou que acompanha desde o primeiro semestre deste ano, o pagamento do parcelamento de uma dívida do líder religioso com o Fisco.

Na Igreja Templo dos Anjos, no bairro Barroca, na região Oeste da capital, onde a oração do emagrecimento instantâneo também é colocada em prática, o pastor do templo Jerônimo Onofre da Silveira também já foi alvo de investigação. Em 2006, o Ministério Público denunciou Silveira pelos crimes de desvio e lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

De acordo com uma funcionária da igreja da capital, um pastor teria sido beneficiado pelo milagre. "O pastor Fernando emagreceu demais com a oração!", contou a secretária da igreja Isabella Taborda. (ACO)

Nenhum comentário: