terça-feira, 29 de novembro de 2011

Atirador norueguês responsável pela morte de 77 pessoas não pode ser condenado à prisão, diz promotoria

29/11/2011 12h16

DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: ASSOCIATED PRESS
Pelo diagnóstico dos especialistas, o autor dos ataques tem esquizofrenia psicótica
O norueguês Anders Behring Breivik, autor dos ataques que mataram 77 pessoas em julho, pode ser condenado à internação psiquiátrica perpétua, mas não à prisão. O anúncio foi feito pela promotoria da Noruega nesta terça (29), após leitura de relatório psiquiátrico.
"Se a conclusão final estabelecer que Behring Breivik era irresponsável, ao término do processo solicitaremos ao tribunal que receba um tratamento mental obrigatório", afirmou a promotora Inga Bejer Engh em uma entrevista coletiva
Os dois psiquiatras responsáveis por opinar sobre a responsabilidade penal do atirador, Synne Serheim e Torgeir Husby, chegaram a conclusão de que ele era psicótico. Os especialistas chegaram ao diagnóstico de “esquizofrenia psicótica” após 13 entrevistas com Breivik na penitenciária de segurança máxima onde ele está detido em regime provisório.
"Foi um trabalho considerável, exigente, com um pano de fundo especial. Breivik cooperou bem", relatou Husby. O início do julgamento é previsto para 16 de abril do ano que vem e deve durar 10 semanas.

Nenhum comentário: