segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PF prende mais de 70 pessoas em operação contra contrabando em MG e cinco Estados Três das prisões ocorreram em Minas Gerais. Dos presos, pelo menos 20 são policiais militares e civis



Fernanda Penna Borges
Zulmira Furbino -E.M



A Polícia Federal (PF) no Paraná prendeu mais de 70 pessoas até a tarde desta segunda-feira na "Operação Láparos" deslanchada na última quarta-feira em seis estados brasileiros, entre eles Minas Gerais. A investida combate os crimes de contrabando e corrupção e os presos vão ficar à disposição da Justiça Federal.
Pelo menos 20 detidas são policiais civis e militares que, segundo a PF, garantiam a livre circulação de veículos usados pela quadrilha para distribuir cigarros e agrotóxicos contrabandeados. Ele também forneciam informações sobre fiscalizações que seriam realizadas pela Polícia Federal.
Em Minas, os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Sete Lagoas, Região Central do Estado, Poços de Caldas, no Sul de Minas, Governador Valadares, no Vale do Rio Doce e em Ipatinga, no Vale do Aço.
A fase operacional da denominada "Operação Láparos" prevê o cumprimento de 150 mandados de busca e apreensão e de 108 ordens de prisão preventiva, das quais 43 são contra policiais. As ações repressivas da Polícia Federal ocorrem em 38 cidades do Paraná; quatro em São Paulo; três no Mato Grosso do Sul, três em Minas Gerais; um em Rondônia e um no Mato Grosso.
As investigações sobre o esquema fraudulento começaram há 14 meses, período em que foram presas em flagrante 202 pessoas e apreendidos mais de 3 milhões de pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, 6,5 toneladas de agrotóxicos de mesma origem, 109 caminhões, 76 automóveis e 13 embarcações.

Nenhum comentário: