Empresa cria regulamento único para todos os serviços e ganha mais controle sobre dados das pessoas
Nova política de privacidade do Google vale a partir de 1º de maio
Se
você quer fazer alguma coisa que prefere que ninguém saiba, é melhor
não fazer na internet. Porque quando o assunto é privacidade, a rede
mundial de computadores é campeã em polêmicas e disputas judiciais. A
mais nova controvérsia on-line envolve a nova política de privacidade do
Google - iniciada a partir desta quinta-feira (1) - que coloca os mais
de 60 serviços da companhia regidos sob um único regulamento.
Antes,
cada produto do Google oferecido aos seus usuários, inclusive os mais
populares como Gmail, Youtube e o próprio mecanismo de buscas, eram
administrados por diferentes termos de privacidade. Agora, segundo o
Google, o usuário terá somente um perfil frente aos diversos serviços da
empresa, como redes sociais e programas de localização geográfica,
tornando a navegação mais simples e intuitiva.
De fato, a
nova política deixa as coisas mais fáceis para os usuários da empresa,
que passam a ter que concordar com apenas um único documento de
privacidade em vez dos inúmeros que haviam anteriormente.
Por
outro lado, a generalização do novo regulamento dá mais controle ao
Google, que terá mais facilidade de monitorar os dados das pessoas. Isso
significa que as informações coletadas em qualquer site da empresa
poderão ser divididas pelos demais serviços, facilitando a criação de
campanhas publicitárias direcionadas e outros meios de utilização de
dados.
Este novo modelo levantou muitos questionamentos por
parte de autoridades e órgãos regulatórios dos EUA e da Europa, que
estão investigando as mudanças na nova política de privacidade.
A
União Europeia, por meio da Comissão Nacional de Informática e
Liberdade (CNIL), afirmou estar muito preocupada com a combinação de
informações pessoais em diferentes serviços, pois o processo não cumpre
com a legislação europeia de proteção de dados.
Em
resposta, o Google afirmou não estar coletando nenhuma informação nova
ou adicional dos usuários e que sua política não mudou nenhum dos
princípios de privacidade já existentes, além do jeito de tratar a
informação pessoal compartilhada fora da empresa.
De todo
modo, mesmo que a nova política de privacidade do Google seja mais
segura e fácil de entender, ela não muda o fato da empresa estar
guardando os seus dados pessoais para fins imprevisíveis. Portanto,
nunca faça cara feia na internet, alguém estará vendo.
Fonte: EFE
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