domingo, 4 de março de 2012

Google estreia nova política de privacidade e gera polêmica

Por Pedro Sirna

Empresa cria regulamento único para todos os serviços e ganha mais controle sobre dados das pessoas
Nova política de privacidade do Google vale a partir de 1º de maio
Nova política de privacidade do Google vale a partir de 1º de maio
MAIS:_Aumenta preocupação com privacidade em redes sociais
Se você quer fazer alguma coisa que prefere que ninguém saiba, é melhor não fazer na internet. Porque quando o assunto é privacidade, a rede mundial de computadores é campeã em polêmicas e disputas judiciais. A mais nova controvérsia on-line envolve a nova política de privacidade do Google - iniciada a partir desta quinta-feira (1) - que coloca os mais de 60 serviços da companhia regidos sob um único regulamento.
Antes, cada produto do Google oferecido aos seus usuários, inclusive os mais populares como Gmail, Youtube e o próprio mecanismo de buscas, eram administrados por diferentes termos de privacidade. Agora, segundo o Google, o usuário terá somente um perfil frente aos diversos serviços da empresa, como redes sociais e programas de localização geográfica, tornando a navegação mais simples e intuitiva.
De fato, a nova política deixa as coisas mais fáceis para os usuários da empresa, que passam a ter que concordar com apenas um único documento de privacidade em vez dos inúmeros que haviam anteriormente.
Por outro lado, a generalização do novo regulamento dá mais controle ao Google, que terá mais facilidade de monitorar os dados das pessoas. Isso significa que as informações coletadas em qualquer site da empresa poderão ser divididas pelos demais serviços, facilitando a criação de campanhas publicitárias direcionadas e outros meios de utilização de dados.
Este novo modelo levantou muitos questionamentos por parte de autoridades e órgãos regulatórios dos EUA e da Europa, que estão investigando as mudanças na nova política de privacidade.
A União Europeia, por meio da Comissão Nacional de Informática e Liberdade (CNIL), afirmou estar muito preocupada com a combinação de informações pessoais em diferentes serviços, pois o processo não cumpre com a legislação europeia de proteção de dados.
Em resposta, o Google afirmou não estar coletando nenhuma informação nova ou adicional dos usuários e que sua política não mudou nenhum dos princípios de privacidade já existentes, além do jeito de tratar a informação pessoal compartilhada fora da empresa.
De todo modo, mesmo que a nova política de privacidade do Google seja mais segura e fácil de entender, ela não muda o fato da empresa estar guardando os seus dados pessoais para fins imprevisíveis. Portanto, nunca faça cara feia na internet, alguém estará vendo.
Fonte: EFE

Nenhum comentário: