terça-feira, 24 de abril de 2012

Especialista explica bola de fogo vista no céu da capital mineira. Fenômeno foi presenciado por diversas pessoas em Belo Horizonte e na região metropolitana

João Henrique do Vale -Estado de Minas

O céu já estava escuro quando um objeto brilhante com cores avermelhadas surgiu e chamou a atenção da populaçaõ da capital e no interior de Minas Gerais. O fato aconteceu na última sexta-feira e repercutiu nas redes sociais. Apesar da surpresa, o doutor em astrofísica e professor da  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Peter Leroy, explica que fenômeno não é tão incomum. “Pela descrição, o que passou pelo céu foi um bólido. É um meteoro que entra na atmosfera em uma forma tangencial e causa um efeito bastante bonito. Eu mesmo já vi uns seis desses aqui”, explica.
O fenômeno é bem parecido com uma estrela cadente, porém, pode permanecer por mais tempo no céu. “Quem conseguiu ver, ganhou um prêmio. Ele tem as cores mais vivas, amarelo e avermelhado e pode ser visto por cerca de um minuto, trinta segundos, depende do tamanho e da angulação que entra na terra”, detalha o professor. “Parece um fogo de artificio de tão bonito, só que em vez de aparecer na vertical, é visto na horizontal”.
Na noite da última sexta-feira, várias pessoas comentaram o ocorrido por meio das redes sociais. A bola de fogo, como era chamada, causou espanto em algumas pessoas e alegria em outras. "Acabei de ver uma bola de fogo, tipo uma estrela cadente, um cometa (...) cruzando o céu", relatou uma internauta. "Vimos uma bola de fogo cruzando a roça, muito perfeito", admirou uma jovem de Boa Esperança nas redes sociais. Espectadores relataram que o fenômeno teria durado cerca de 10 segundos.
De acordo com o professor, não há uma época específica para acontecer o fenômeno. “Não é como a chuva de meteoros que acontece quando a terra ultrapassa a órbita de um cometa e os detritos dele são atraídos pela gravidade. Isso acontece normalmente no final do mês de agosto e em outubro. Já o bólido pode acontecer a qualquer hora”, diz.
Para as pessoas que ficaram receosas com a pedra cruzando o céu, o professor explica que a chance de ela atingir a terra é bem pequena. “Tem a possibilidade de cair sim, mas tem que ter um tamanho considerável. Mas, a chance de acertar alguém é muito pequena, pois ele vai se desintegrando no ar”.
Um morador de Sete Lagoas, na Região Central do Estado, também presenciou o mesmo fenômeno só que dias antes do presenciado em Belo Horizonte. O internauta, identificado apenas como Lucas, nos enviou fotos da “bola de fogo” presenciada por ele.

Veja as imagens feita por ele

Nenhum comentário: