quarta-feira, 25 de abril de 2012

A história do delegado que fez a polícia sangrar


O delegado Heraldo Lucca é da “nova geração”, que assumiu em 2001. 
Ele trabalhou no Conselho Estadual de Segurança Pública – gestões Manoel Cavalcante e Delson Lyra –, era muito respeitado pelo pessoal da Fazenda Pública, por promotores, por magistrados e, principalmente, pelos seus colegas delegados. 
O inquérito instaurado na semana passada, no entanto, paulatinamente foi desvendando a surpreendente ação do delegado – o que ainda precisa ser provado na Justiça – na guarda dos cheques apreendidos na Operação Espectro. 
O impacto foi tão grande que houve uma reunião da cúpula da Polícia Civil, na sexta-feira, com promotores e magistrados para decidir sobre a prisão de Haroldo de Lucca. Então, a delegada Ana Luiza Nogueira, que preside o inquérito sobre o sumiço dos cheques, já tinha certeza de que o responsável era o delegado. 
Imagens do circuito interno do prédio em que ele mora revelaram a veracidade do depoimento do corretor de imóveis identificado como a pessoa que havia descontado os cheques apreendidos, num valor aproximado de R$ 20 mil. Ele visitava, com frequência, o delegado, com quem – – esta é a história – tinha negócios.
A suspeita de que poderia ser uma armação contra Lucca adiou para ontem o pedido formal de prisão.
Os colegas do delegado consideram que o golpe foi primário demais para quem conhecia, por dentro, uma investigação policial. Da perplexidade, eles foram à decepção e, por consequência, à lamentação.
A Polícia Civil, é claro, fica com a imagem arranhada. Pior seria, no entanto, se resistisse a cortar na própria carne, protegendo um dos seus integrantes. O que, aliás, não seria nenhuma novidade na história da instituição.
Fico a lembrar, como lição, a frase do jornalista e escritor inglês Christopher Hitchens, morto no ano passado:
- A ética é o que nos guia quando ninguém está nos vendo.
É você e só você.
Fonte:http://blog.tudonahora.com.br/ricardomota/2012/04/24/a-historia-do-delegado-que-fez-a-policia-sangrar/
http://noticiasdapc.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: