quarta-feira, 20 de junho de 2012

Agricultor de 84 anos mata assaltante em Mogi. Nos últimos 10 dias, outros dois assaltantes foram assassinados por idosos ao tentar roubar a casa deles.

Publicação: 20/06/2012 10:05 Atualização: 20/06/2012 10:42
O agricultor Akira Uetuno Miya, de 84 anos, matou um dos quatro assaltantes que tentaram invadir seu sítio no bairro de Guatinga em Mogi das Cruzes, Região Metropolitana de São Paulo. Este é o terceiro caso divulgado pela polícia nos últimos 10 dias em que um idoso mata a tiros o assaltante que tentava roubar sua casa. Em 10 de maio, uma mulher, de 84 anos, matou o ladrão que a surpreendeu em seu apartamento durante a noite. Uma semana depois, um aposentado, de 72 anos, entrou em luta corporal com o ladrão, o desarmou e atirou em seguida. De acordo com a polícia, eles deverão responder aos inquéritos em liberdade por se tratar de legítima defesa.

Segundo a polícia, nessa segunda-feira, por volta das 11 horas, a mulher do agricultuor Miya, Saeko Fuyimura Miya, de 81 anos, estava trabalhando na lavoura quando foi rendida pelos ladrões e levada para dentro de casa. O agricultor percebeu que havia estranhos mexendo na porta do imóvel e, chegando ao corredor, viu dois homens armados e Saeko deitada no chão da cozinha.
Com um revólver 38, um dos ladrões chegou a disparar pelo menos quatro vezes na direção da parede. O agricultor revidou com um tiro de espingarda calibre 12. O disparo de Miya atingiu a cabeça de um dos ladrões, o desempregado Thiago Cleber Olímpio, de 26 anos.
Os outros três fugiram, levando o comparsa ferido, mas o abandonaram a pouco menos de um quilômetro dali. Olímpio chegou a ser socorrido por policiais militares, mas morreu ao dar entrada no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. O caso foi registrado no 4.° DP de Mogi das Cruzes. O agricultor não será indiciado, porque agiu em legítima defesa. A espingarda que ele usou está legalizada, mas Miya não tem documento comprovando o porte de arma. A polícia ainda procura os três fugitivos.
Idosos bons de briga
Em 10 de maio, uma mulher, de 87 anos, foi surpreendida por um ladrão enquanto dormia em seu apartamento, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Ela pegou um revóvler calibre 38 no armário, guardado há 35 anos, e atingiu o suspeito. Conforme os policiais, o intruso teria tentado desarmar a idosa, que disparou, acertando o peito e uma das pernas do invasor. Assustada, ela se trancou no apartamento e chamou a polícia.
Em 16 de junho, o jogador de basquete aposentado, de 72 anos, reagiu a um assalto, em sua casa, em Birigui, no interior de São Paulo. Ele entrou em luta corporal com o assaltante e o desarmou, atirando em seguida. O delegado titular de Birigui, Cristiano de Oliveira Mello, disse ainda que o aposentado "teve muita sorte". "Não aconselho ninguém a agir dessa maneira porque em 99% dos casos a vítima leva a pior", disse

(Com Agência Estado)

Nenhum comentário: