segunda-feira, 25 de junho de 2012

Controle de armas no Brasil é 'escandaloso', diz ONG


Guilherme Voitch
SÃO PAULO - Casos como os registrados durante o final de semana no estado de São Paulo, quando armas foram levadas de um Fórum na cidade de São José dos Campos e de uma empresa de segurança privada, em Guarulhos, são a prova de como é "caótico" o controle de armas no país, diz o coordenador do programa de controle de armas do Viva Rio, Antônio Rangel Bandeira. A Viva Rio é a ONG que auxiliou a CPI do Tráfico de Armas, instalada na Câmara dos Deputados em 2006, e divulgou recentemente um estudo sobre o tema, em parceria com o Ministério da Justiça.
Segundo Rangel, os depósitos de armas de fogo no Brasil não possuem segurança ou fiscalização. Sequer sabe-se, com precisão, quantas armas estão sob a guarda do poder público nos estados.
É escandaloso e caótico - diz.
De acordo com o estudo "Estoques e Distribuição de Armas de Fogo no Brasil", o país tem 260 mil armas com as empresas de segurança privada, como a que foi roubada no último domingo.Segundo ele, 36% desse estoque está em São Paulo. A fiscalização é de responsabilidade federal, mas, segundo Bandeira, o controle é precário.
- As empresas de segurança são fontes de armas para o crime organizado. Mostramos isso na CPI. Não há controle sobre a perda, roubo ou extravio das armas - explica.
Segundo ele, no caso das munições a situação é ainda pior. Inicialmente o Estatuto do Desarmamento previa que as empresas privadas de segurança deveriam marcar a munição para permitir sua identificação. O artigo acabou derrubado do Estatuto.
- Se estivesse em vigor, esse artigo permitira saber se um projétil utilizado em um crime saiu do estoque de uma empresa de segurança - afirma.
O próprio poder público não consegue zelar pelas armas que guardam. Estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que há cerca de 750 mil armas sob a guarda do Poder Judiciário no Brasil. Algumas ainda servem como provas em casos que tramitam na Justiça. Outra parte já deveria ter sido destruída.
- São armas que ficam em depósito sem a mínima segurança, guardadas em sacolas por vigias desarmados. Aí temos a polícia que faz um trabalho de enxugar gelo, porque as armas são apreendidas com os bandidos, mas acabam voltando para as ruas pela porta de trás do Fórum.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/controle-de-armas-no-brasil-escandaloso-diz-ong-2876334#ixzz1yoCvphGW
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: