sexta-feira, 22 de junho de 2012

Impasse entre PM e prefeitura causa insegurança na Avenida Pedro II

Thiago Lemos - Estado de Minas
Publicação: 22/06/2012 07:11 Ilustração: Google Images
Um impasse administrativo entre a Polícia Militar e a prefeitura sobre aluguel pode acabar com a única unidade de segurança pública na Avenida Pedro II, na Região Noroeste de BH. Depois de ceder o imóvel onde funciona a 9ª Cia. do 34º BPM por 10 anos, o Executivo agora quer cobrar R$ 50 mil mensais, mas a PM diz não ter como arcar com a despesa.
Localizado no número 2.180 da avenida, o imóvel de cerca de 1,8 mil metros quadrados foi cedido à PM em 2002. O acordo previa a ocupação por 10 anos, até 6 de julho. O motivo alegado para a cobrança de aluguel, de acordo com a PBH, é que o imóvel, desde dezembro, com a extinção da Beneficência Municipal (Beprem), passou a integrar o patrimônio do regime de previdência dos servidores públicos, cujo gestor é a Secretaria Adjunta de Gestão Previdenciária.
De acordo com o Conselho de Segurança Pública (Consep), a companhia é responsável por 16 bairros e atende cerca de 130 mil moradores. Na região, há 46 escolas, duas faculdades, 28 agências bancárias e 26 postos de combustíveis, além de população flutuante de 220 mil pessoas diariamente.
O presidente do Consep, Lucas Júnior, começou abaixo-assinado para que o impasse seja resolvido. Uma campanha na internet também pretende mobilizar a população. Ontem, ele se reuniu com a prefeitura solicitando reunião para debater o tema.
A PM informou que está construindo uma nova sede para a 9ª Cia. no Bairro Coração Eucarístico, próximo do local, com previsão de conclusão para o fim do ano. Mesmo com a mudança, a intenção era que o prédio na Pedro II passasse a ser ocupada pela 21ª Cia. Especial, que hoje funciona no 34º BPM, na Avenida Américo Vespúcio.

Nenhum comentário: