sábado, 14 de julho de 2012

Comandante de batalhão é acusado de abuso de autoridade

O Comando do Policiamento do Interior (CPI) de Ribeirão Preto já teria aberto um processo investigatório e já estaria apurando um possível abuso de autoridade que teria sido praticado na semana passada, pelo comandante do 33.º Batalhão da Polícia Militar de Barretos, tenente coronel Naby Affiune (foto), contra soldados da Polícia Militar de Olímpia e da região.


No entanto, segundo a reportagem apurou extraoficialmente, algumas situações geradas pelas decisões e atos do comandante já teriam sido sanadas pelo comando em Ribeirão Preto.
Consta que teriam sido revertidas as transferências de três policiais que trabalham em Olímpia há vários anos para outras cidades, sem que houvesse motivação para tanto.
A decisão teria sido adotada por Affiune, logo que assumiu o comando do 33.º Batalhão, ao qual a Companhia de Olímpia, que engloba as cidades da microrregião (Comarca), por motivação pessoal, pelo que consta.
A investigação teria sido motivada por uma denúncia formulada pela Comissão de Direitos Humanos dos Policiais de São Paulo, que teria recebido reclamação de mais de 40 policiais de Olímpia, Barretos e Bebedouro, que teriam procurado o departamento jurídico do órgão.
No entanto, como costumeiramente ocorre em casos como esse, que são tratados internamente pela corporação, há sempre muitas dificuldades para que sejam obtidas informações mais precisas sobre a situação que estaria se apresentando atualmente.
Mas segundo informação que corre nos meios policiais, o comandante teria se referido a pelo menos um dos policiais, na frente de dezenas centena de pessoas, recentemente, referindo-se ao mesmo como lixo inútil, entre outras coisas relacionadas à vida pessoal do policial.
Também consta que o prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani, teria tentado intervir em favor dos policiais que estariam sendo atingidos, com um pedido para que Affiune retroagisse na decisão que tomou, mas este teria desconsiderado o pedido.
Outra informação que chegou à redação desta Folha, também não confirmada, é que um coronel que atua em Franca, também sob a jurisdição do CPI de Ribeirão, já teria ouvido mais de 41 policiais na tarde da terça e manhã da quarta-feira desta semana.
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS
A reportagem conseguiu localizar a presidente da Comissão de Direitos Humanos dos Policiais de São Paulo, Adriana Galdeano Borgo, para obter informações, mas não obteve sucesso.
Embora não tivesse negado nenhum dos questionamentos apresentados pela reportagem, Adriana Borgo apenas alegou que preferia não comentar a questão neste momento.
COMANDO NOVO
Como se recorda, o tenente coronel Nabi Affiune assumiu o comando do 33º Batalhão, que abrange 19 municípios, no dia 11 de maio, mas já estava designado desde o dia 26 de março.
Ainda com a patente de capitão, ele exerceu a função de comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar sediada em Olímpia.


Fonte: iFolha.

Nenhum comentário: