sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Festa reúne 60 mil pessoas no deserto dos Estados Unidos

Estado de Minas
Publicação: 31/08/2012 16:12 Atualização: 31/08/2012 17:53

Acampamento do 'Burning Man', que reúne mais de 60 mil pessoas em um deserto de Nevada (REUTERS/Jim Urquhart)
Acampamento do "Burning Man", que reúne mais de 60 mil pessoas em um deserto de Nevada

Barco de madeira montado no meio do deserto (REUTERS/Jim Urquhart)Começou esta semana nos Estados Unidos uma das maiores festas do mundo, que reúne mais de 60 mil pessoas em um deserto no estado de Nevada.

GALERIA DE FOTOS DO BURNING MAN
O Burning Man começou há 26 anos e acontece anualmente, reunindo milhares de pessoas, que se organizam em uma sociedade que respeita dez mandamentos: Inclusão radical, doação, desmercadorização, auto-confiança radicalizada, auto-expressão, esforço comum, responsabilidade cívica, participação, imediatismo e não deixar traços.

Como indica o nome da festa "Homem em chamas", durante a noite são feitas grandes fogueiras e no dia final do evento, que dura uma semana, um grande boneco de madeira é queimado.
O acampamento dos participantes é auto-organizado, mas mesmo assim segue com precisão a forma de átrio, com diversos pavilhões, tudo voltado para o vão central onde a festa acontece. Todo o material usado durante a festa é levado para o deserto pelos próprios participantes, que também se encarregam de levar as diversas estruturas usadas.

Barco de madeira montado no meio do deserto


Participantes levam veículos criados por eles para o acampamento
Participantes levam veículos criados por eles para o acampamento  (REUTERS/Jim Urquhart)Como um dos mandamentos da festa é justamente "não deixar traços", nada pode ser deixado para trás ao fim do encontro. Por isso muitas das estruturas são feitas de madeira e são queimadas durante as noites.
O visual do encontro remete a um futuro pós-apocalíptico e lembra os cenários do filme Mad Max, embora não deixe de haver uma pitada do movimento hippie ente os participantes. Para completar muitas pessoas levam veículos feitos por elas. Criações artísticas, esculturas, fantasias e bicicletas antigas são vistas por todos os lados.
O tema deste ano é "Fertilidade 2.0", uma homenagem a forma feminina e ao poder da vida.
Um dos monumentos de fogo durante a noite de quinta-feira (REUTERS/Jim Urquhart)
Um dos monumentos de fogo durante a noite de quinta-feira

Nenhum comentário: