Reprodução
Comediante se imortalizou em sites de relacionamentos como o Facebook

Mussum na web Quem fica de olho no que vira mania no Facebook, ou seja, o que se torna um “meme”, já deve ter visto as infinitas publicações com o saudoso comediante Mussum. A febre de agora é alterar fotos de personalidades famosas no Brasil e no mundo com o rosto do querido personagem do extinto Os Trapalhões.
Como se não bastasse apenas a foto dele, sempre sorrindo, os criativos autores - que são vários - fazem questão de colocar frases e palavras que remetem ao jeito de falar de Mussum: ao invés de escreverem Nirvana, por exemplo, na foto alterada com a do ídolo brasileiro, escrevem “Nirvanis”.
Já foram postadas fotos com jogadores de futebol, cantores sertanejos, artistas consagrados do rock, ícones da música popular brasileira, personagens de filmes e novelas, atletas, super heróis e até políticos com mandato ativo.
Esse tipo de publicação já dura mais de dois meses, o que já pode consolidar o meme como uma moda que veio para ficar. Tamanho sucesso resultou na criação de uma ferramenta que também tem tudo a ver com o ex-Trapalhão.
Das duas alternativas, uma: ou o usuário vai ter uma overdose de Mussum e enjoar, ou vai achar ainda mais divertido ter mais uma opção de lembrar do comediante.
Na opinião do professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, Matheus Antônio Aguiar, os memes são considerados fenômenos porque viram febre na internet pela alta adesão popular, de uma hora para outra. No entanto, ele acredita que, da mesma forma que surgem, podem desaparecer. “No caso do meme Mussum, é difícil prever, já que até hoje ele é um ídolo vivo na memória das pessoas. Mas muitos deles, como a expressão ‘Luíza do Canadá’ e ‘Para Nossa Alegria’ já caíram em desuso, ninguém aguenta mais ouvir falar”.
Aplicativo
A Predicta lançou no Site Apps, na última semana, o Mussum Alertis, aplicativo que permite ao usuário colocar em seu blog ou site uma mensagem personalizada do artista. É possível receber os visitantes das páginas com um “Bem Vindis”, “Boa Noitis”, ou o que o internauta escolher.
Para instalar a ferramenta, é só acessar o endereço “siteapps.com” fazer um cadastro gratuito e seguir as instruções indicadas no site. Não é necessário ter conhecimento em programação para incluir a aplicação nos blogs.
Antes da instalação, é possível testar como o app funciona na página, e há opções de inserir as mensagens do Mussum - que vêm acompanhadas de fotos dele sorrindo.
No entanto, se o visitante da página já estiver saturado de ver a ilustre figura por todos os lados, é possível desativar o recurso toda vez que visitar o site. E o dono dele fica sabendo quantas pessoas curtiram e quantas já se divertiram o bastante e não querem mais saber dos “cacilds” da rede.