terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mineirão recebe elogios de ministro do TCU: "É o estádio com as obras mais adiantadas do Brasil"

RECONHECIMENTO


DA REDAÇÃO
Siga @otempoonline
FOTO: ANGELO PETINATTI/O TEMPO
Comitiva que reuniu diversas autoridades visitou as obras do Mineirão na tarde desta segunda-feira
Acompanhado pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo, e do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), Wanderley Ávila, o governador Antonio Anastasia visitou as obras do Mineirão na tarde desta segunda-feira. A revitalização do estádio, bem como a evolução das alterações foi bastante elogiada pelos representantes. A expectativa é que o Mineirão seja reinaugurado no dia 21 de dezembro deste ano. Além das autoridades citadas, participaram da visita o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o secretário interino de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Fuad Noman, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, além de presidente da Minas Arena, Ricardo Barra, e o ministro substituto do TCU, Marcos Bemquerer.
A 102 dias da entrega da Nova Arena, o ministro Valmir Campelo, relator da Copa do Mundo pelo TCU, declarou que a capital mineira está muito avançada nos trabalhos referentes a preparação para o Mundial de 2014. "O Mineirão é sem dúvida nenhuma o estádio com as obras mais adiantadas do Brasil", declarou.
“Vi, nesses poucos meses que aqui passei, uma evolução tremenda com respeito ao Mineirão. Por uma questão de justiça, devo dizer que Belo Horizonte é a capital mais adiantada em termos de construção da arena e também em termos de mobilidade urbana. Em termos de mobilidade urbana, a capital mineira também está muito avançada no que diz respeito a outras capitais. Belo Horizonte vem preenchendo todos os requisitos para que a Copa aqui seja um sucesso”, completou Campelo.
Para Anastasia, o Tribunal de Contas da União tem sido um parceiro indispensável no acompanhamento das obras. “Isso gera uma economia efetiva para os cofres públicos em diversas obras pelo Brasil. O testemunho do ministro Valmir Campelo de que as questões da Copa do Mundo em Belo Horizonte estão corretas, idôneas, éticas e também no prazo, é muito importante. Não só com relação ao Estádio Governador Magalhães Pinto, o nosso Mineirão, que ficará concluído no final deste ano, mas também às obras do BRT (transporte rápido por ônibus) sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal, em uma parceria muito próxima com os governos estadual e federal”, apontou.
O governador ainda fez questão de exaltar o cumprimento de todo o cronograma estabelecido desde o início das obras. “Tenho certeza de que, no ano que vem, teremos grandes espetáculos aqui. No dia 21 de dezembro, a obra estará entregue e concluída, até porque é uma parceria público-privada (PPP), não é obra uma pública clássica. Para que o contrato seja considerado concluído, a Minas Arena que vai administrar, deverá entregar a obra concluída conforme o projeto”, concluiu.
Andamento das obras
Atualmente, 78% da obra estão concluídos e 100% das peças pré-moldadas das arquibancadas e da esplanada já foram fabricadas. Além disso, 95% dos pré-moldados já foram instalados e 90% da arquibancada inferior concluída. As obras estão sendo realizadas por mais de 3.000 operários.
O piso do estacionamento coberto está 85% pronto. Já foram colocadas 40 novas treliças no balanço da cobertura. Estão em andamento, ainda, obras de infraestrutura elétrica e hidráulica, instalações dos guarda-corpos na área da esplanada e das estruturas que receberão as catracas.
As obras de instalação do piso em concreto na área da esplanada já foram 90% concluídas e 80% dos banheiros e bares já receberam serviços de acabamento como reboco e piso. A instalação das bancadas e divisórias em granito estão 65% concluídas. Também já estão sendo instaladas as paredes divisórias dos camarotes.

Os próximos passos serão o nivelamento do gramado para preparação da drenagem, o acabamento na área dos vestiários dos atletas e instalação de cadeiras.
Galeria de fotos

Nenhum comentário: