domingo, 9 de setembro de 2012

Tratamentos prolongam vida dos animais de estimação

08/09/2012 13:59 - Atualizado em 08/09/2012 13:59

Izabela Ventura - Do Hoje em Dia


Lucas Prates
Bonitinho não rejeita o carinho e os exercícios feitos pela fisioterapeuta Daniela

fisioterapeuta daniela Avanços na medicina veterinária aumentaram a expectativa de vida dos animais de estimação. Nutrição adequada, diagnóstico precoce, tratamento de doenças, novas cirurgias e maior conscientização dos proprietários quanto à prevenção são alguns dos motivos, segundo especialistas. No entanto, os cuidados devem ser redobrados quando os pets ficam idosos.
Essa longevidade vem acompanhada de alterações patológicas causadas pelo desgaste de alguns sistemas do organismo. Animais idosos têm menos resistência a algumas doenças, como viroses e infecções bacterianas, segundo o professor de clínica de pequenos animais e patologia clínica do curso de veterinária da PUC Minas, João Carlos Toledo Júnior.
Ele lembra que, quanto maior a raça de um cão, mais cedo ele precisará de cuidados como paciente geriátrico. Mas, no geral, cachorros são considerados idosos a partir dos 7 anos. 
Quanto às cadelas, aconselha-se evitar que tenham filhotes aos 6 anos, período em que não têm mais resistência para enfrentar uma gestação e uma lactação saudável. Os felinos envelhecem mais tarde: a partir dos 10 ou 11 anos.
Dieta balanceada
Uma das principais recomendações aos “anciãos” é manter uma dieta balanceada para evitar a obesidade, uma vez que o metabolismo diminui. Por isso, o animal não pode deixar de fazer atividades físicas. “Deixar os exames periódicos e a vacinação em dia, ter uma boa higiene oral e evitar ambientes úmidos e frios, por causa de baixa resistência, também ajudam”, informa o professor.
O cão Sem Raça Definida (SRD) Totó, de 13 anos, recebe uma alimentação especial, toma medicamentos geriátricos para manter a saúde das articulações e para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, passa por sessões de fisioterapia.
Tantos cuidados são para amenizar os problemas neurológicos que apareceram com a idade. Ele já chegou a ficar sem movimentos nas quatro patas, problema que foi amenizado com os exercícios físicos.

Nenhum comentário: