Arthur Sulzberger Jr. falou na SIP sobre lançamento de edição para o Brasil.
'Nosso futuro é cada vez mais digital e cada vez mais global', afirmou.
O diretor executivo do jornal americano "The New York Times" (NYT),
Arthur Sulzberger Jr., afirmou nesta segunda-feira (15) que o Brasil é
hoje “um dos [países] mais importantes do mundo” e que “agora é a hora
de investir no Brasil”.
“Esta é a primeira vez que venho ao Brasil, mas com certeza não será a
última”, disse Sulzberger, durante a 68ª Assembleia Geral da Sociedade
Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol), que acontece em
São Paulo até esta terça.
O executivo do NYT enfatizou a importância do país no cenário internacional atual e, nesse contexto, reiterou o anúncio de que o jornal americano lançará, no ano que vem, uma ediçao digital destinada ao público brasileiro.
Segundo ele, o serviço será similar ao lançado no começo deste ano na
China, com 30 a 40 reportagens publicadas por dia com fotografias, dois
terços das quais traduções de textos do jornal americano. Gráficos e
itens multimídia virão com o tempo, segundo Sulzberger.
A experiência da página do jornal na China foi extremamente exitosa,
segundo o executivo. “Nos primeiros 90 dias nós alcançamos o tráfego que
havíamos colocado como meta para a primavera de 2013”, disse.
O jornal, no entanto, já teve matérias bloqueadas pela censura do
governo. "Na China, trabalhamos de acordo com a conduta do governo de
conduzir negócios no país. Mas fazemos isso nos mantendo fiéis às nossas
convicções de verdade e de fluxo livre de informação. Discutimos se
traduzir as matérias mais duras poderia gerar bloqueio dos chineses. Em
todas essas instâncias, decidimos que devíamos publicar e arcar com as
consequências. Tivemos matérias banidas, como esperávamos, nossos sites
de media social fechados – na verdade foram fechados 48 horas após o
lançamento. Não esperamos ter nenhum problema do tipo no Brasil, me
avisem se pensam diferente", brincou Sulzberger.
Futuro digital
O diretor executivo falou também da influêcia da questão digital. “Embora ainda tenhamos bastante fé no nosso jornal impresso, nosso futuro é cada vez mais digital e cada vez mais global. [...] Hoje, um terço dos nossos leitores vivem fora dos EUA”, disse.
O diretor executivo falou também da influêcia da questão digital. “Embora ainda tenhamos bastante fé no nosso jornal impresso, nosso futuro é cada vez mais digital e cada vez mais global. [...] Hoje, um terço dos nossos leitores vivem fora dos EUA”, disse.
A programação do evento na íntegra está disponível na página da 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa na internet.
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