quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Aproximando-se da reta final, Novo Mineirão atinge 84% das obras concluídas

GIGANTE DA PAMPULHA


JOSIAS PEREIRA
Siga em @super_fc
FOTO: LÉO FONTES/O TEMPO
Mineirão é um dos estádios brasileiros com as obras mais adiantadas
O torcedor mineiro está bem próximo de matar as saudades do Gigante da Pampulha. Com as obras em ritmo acelerado e com visíveis alterações tanto externamente como internamente, o Mineirão já possui 84% de sua revitalização concluída. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado extraordinário de assuntos da Copa do Mundo (Secopa) com exclusividade ao hotsite especial "O Mineirão é nosso!".

Alterações na casa do futebol mineiro

Previsto para ser entregue no dia 21 de dezembro de 2012, o estádio, palco de memoráveis partidas do futebol nacional, esbanja modernidade. Na parte superior da arquibancada, praticamente todas as cadeiras estão instaladas. Poucos espaços vazios contrastam com o tom cinza claro e escuro dos novos assentos. Logo acima, a cobertura segue recebendo as membranas de dióxido de titânio, especialmente projetadas para proporcionar aos torcedores comodidade, já que a estrutura permitirá a passagem de luz natural, além de cobrir, completemente todos os assentos. Cada membrana possui 2,20 metros de largura por 6 metros de comprimento.
 
Na parte inferior, grande parte dos camarotes recebeu portas de vidro e janelas, restando apenas o acabamento final na parte interna. Os luxuosos espaços começaram a receber flertes visando sua utilização nas próximas temporadas do futebol nacional. O interesse maior se reserva a grandes empresas. Serão 80 locais destinados a este tipo de atendimento vip, totalizando 2.100 lugares, além de uma restaurante panorâmico, lounges e sanitários.
 
Para melhorar as condições de visibilidade, o campo de jogo foi rebaixado em 3,4 metros. O espaço, futuro palco para os craques que desfilarão talento na Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, foi completamente preenchido com uma camada de brita. A expectativa é que nos próximos dias o local seja coberto por areia. Na sequência, ocorrerá o tão aguardado plantio do gramado Bermuda Celebration. Segundo a Secopa, todo o processo deverá ser concluído até o fim do mês de outubro.
 
A parte externa também impressiona. A esplanada de 80 mil metros quadrados está praticamente concluída. O espaço será capaz de receber 65 mil pessoas e abrigará várias lojas de conveniência. A concessão das futuras lojas deverá ser negociada assim que o estádio for concluído. De acordo com o planejamento inicial, o local de confraternização deverá funcionar de segunda a segunda.
 
Jérôme Valcke visita o Mineirão na próxima semana
 
Quem poderá comprovar o sucesso das obras do Novo Mineirão de perto é o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Na próxima terça-feira, o representante visitará o Gigante da Pampulha acompanhado pelo governador Antônio Anastasia. Segundo planejamento da Secretaria de Comunicação do Estado, a comitiva ainda conhecerá as obras de mobilidade e infraestrutura da capital mineira.
 
O Novo Mineirão terá capacidade para 64 mil lugares. O estacionamento abrigará 2569 vagas para carros, sendo 1530 vagas cobertas e 1039 descobertas; além de 52 vagas para deficientes, 71 para bicicletas, 41 para carga e descarga, 61 para motos e duas para os Bombeiros. A moderna arena receberá três partidas durante a Copa das Confederações no próximo ano, além de seis jogos da Copa do Mundo de 2014, incluindo uma semifinal.
 
(última atualização às 15h57)
Galeria de fotos

Nenhum comentário: