quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Em debate, Obama diz que guerras foram pagas com "cartões de crédito"; Romney promete criar 4 milhões de empregos

DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
FOTO: ASSOCIATED PRESS
Romney e Obama no primeiro debate da temporada
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reagiu no debate presidencial quando foi criticado por seu adversário republicano Mitt Romney pelo crescimento da dívida e do déficit público norte-americanos durante os últimos quatro anos. Obama disse que quando tomou posse em 2009 herdou uma situação fiscal muito ruim do seu antecessor republicano, George W. Bush. O debate, o primeiro entre Obama e Romney, ocorreu na noite desta quarta-feira (3) na Universidade de Denver, no Estado do Colorado.
"Quando entrei na Casa Branca, o déficit era enorme. Duas guerras foram pagas com cartões de crédito" na era W. Bush, rebateu Obama, referindo-se às guerras do Iraque e do Afeganistão, que custaram trilhões ao governo americano. "Nós vamos cortar coisas que não funcionam. Fizemos isso. Economizamos bilhões de dólares, ao desmantelarmos fraudes nos programas Medicare e Medicaid", disse Obama, ao citar os dois programas de assistência de saúde pública financiados pelo governo dos EUA.
Romney disse que os EUA acumulam US$ 1 trilhão por ano em dívida pública. "Não é justo deixar isso para as próximas gerações. É preciso cortar gastos e estimular o crescimento econômico", disse o republicano.
Empregos - Mitt Romney, promete gerar 4 milhões de empregos com investimento em energia. "Eu quero tornar a América independente em energia", afirmou ao citar cinco pontos para fortalecer a classe média américa no primeiro debate presidencial, que também incluem corte de impostos.
Nos investimentos em energia, Romney citou que vai dobrar as licenças para perfuração nos Estados Unidos. Outro ponto é aumentar o comércio dos EUA com a América Latina.
Romney afirmou que não planeja aumentar o déficit e nem elevar impostos para os americanos mais ricos. "Elevar impostos não cria equilíbrio", disse ele. O candidato republicano disse que o presidente Barack Obama aumentou o déficit americano mais que todos os presidentes anteriores juntos.

Nenhum comentário: