quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Grupo se mobiliza para ajudar ciclista coreano roubado no litoral de SP

17/10/2012 07h00 - Atualizado em 17/10/2012 07h31

Kim Haeng Chang teve passaporte e dinheiro roubados há uma semana.
Caso repercutiu nas redes sociais e centenas se uniram para ajudar.

Anna Gabriela Ribeiro Do G1 Santos
Grupo de ciclistas oferece ajuda ao coreano, que foi roubado em São Vicente, SP (Foto: Divulgação/Pedal Noturno de Santos) 
 
Grupo de ciclistas oferece ajuda ao coreano em São Vicente, SP (Foto: Divulgação/Pedal Noturno de Santos)
O caso do ciclista coreano Kim Haeng Chang, que foi roubado em São Vicente, no litoral de São Paulo, na última quinta-feira (11), comoveu milhares de pessoas e teve grande repercussão nas redes sociais. Kim ainda não recuperou os passaportes e, provavelmente só seguirá a viagem de bicicleta pelo mundo em algumas semanas. Porém, ele conquistou diversos amigos e se diz muito feliz com a solidariedade dos brasileiros.
Após divulgação da reportagem no G1, muitas pessoas procuraram Kim para oferecer ajuda a ele e os dois filhos, Muni e Miri, de cinco anos. Eles percorrem diversos países de bicicleta e, enquanto acampavam no litoral paulista foram vítimas de um assalto. Os criminosos levaram dinheiro e os passaportes. Os pertences não foram recuperados. O coreano já solicitou novos documentos, que ficarão prontos em algumas semanas.
O grupo Pedal Noturno, de Santos, resolveu ajudar o ciclista. Eles promoveram uma pedalada em conjunto pela cidade e arrecadaram doações para que Kim viajasse a São Paulo para resolver a documentação no consulado, e também para que ele fizesse uma revisão na bicicleta. “Nosso grupo tem aproximadamente 80 pessoas e todos se mobilizaram na ajuda. Conseguimos uma revisão na bicicleta do Kim, efetuamos a troca de algumas peças. Era necessário, porque a bike dele estava um pouco desgastada”, afirma o membro do Pedal Noturno, Rafael Rizzato.
Segundo Rafael, mesmo com a meta de doações atingidas, muitas pessoas continuam oferecendo ajuda. Nas redes sociais, uma campanha em prol de Kim visa arrecadar ajuda para que ele prossiga a viagem, já que tudo que tinha foi roubado.
Para Kim, a atitude das pessoas recompensa o problema que ele enfrentou e, ele afirma que essa é a maior lição para os filhos. “Essa atitude dos brasileiros é exatamente o que eu quero mostrar aos meus filhos durante a viagem, que existem pessoas boas e pessoas ruins. Estou muito feliz e agradecido, as pessoas tem sido muito legais conosco”, afirma o coreano.
Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
Kim e os filhos Muni e Miri querem recuperar passaporte para prosseguir com viagem (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1) 
 
Kim e os filhos Muni e Miri ainda precisam recuperar passaporte (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)

Nenhum comentário: