segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Imprensa internacional repercute ocupação da polícia no Rio

| 15/10/2012 | http://www.amigosdecaserna.com.br/imprensa-internacional-repercute-ocupacao-da-policia-no-rio/
ocupação da polícia em quatro comunidades do Rio de Janeiro neste domingo (14) gerou repercussão em diversos veículos internacionais. Confira algumas das matérias que foram publicadas:
‘BBC’
O site da rede britânica “BBC” comentou que centenas de policiais entraram nas favelas do Rio de Janeiro com a ajuda de carros armados e helicópteros para controlar locais dominados por traficantes de drogas. A publicação citou que muitos moradores das comunidades choraram após suas casas serem revistadas pela polícia.
A matéria também conta que o Brasil tem tentado “limpar” as áreas perigosas do Rio de Janeiro para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no país. Por fim, a “BBC” diz que, embora a polícia tenha sido elogiada pela ação, alguns moradores reclamaram de excesso de violência e corrupção por parte de policiais.
Matéria da 'CNN' também citou que polícia do Rio de Janeiro tem limpado regiões perigosas antes da Copa de Mundo 2014 (Foto: Reprodução/CNN)
‘CNN’
Assim como a matéria da “BBC”, a “CNN” fez questão de deixar claro que a polícia do Rio de Janeiro quer retomar o controle de comunidades perigosas do Rio de Janeiro para poder receber aa Copa do Mundo de 2014.
Segundo o site, “a polícia disse que apreendeu armas automáticas, metralhadoras e granadas, e dezenas de pessoas foram presas em uma série de ataques de favelas no fim de semana”, sem relatos de mortos ou feridos neste domingo, embora no sábado cinco traficantes tenham morrido.
'El País' citou ocupação de um 'perigoso complexo de favelas' do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/El País)‘El País’
O site do jornal uruguaio “El País” publicou que 1.500 agentes invadiram as comunidades no Rio de Janeiro para ocupar “um perigoso complexo de favelas” da cidade “sem disparar um tiro”. “A operação começou às cinco da manhã e os policiais utilizaram escavadeiras mecânicas para retirar as barreiras que os traficantes haviam colocado para bloquear o acesso às favelas”.
A publicação lembrou que as autoridades brasileiras retiraram das ruas das favelas 62 adultos e cinco menores “dependentes crônicos” de crack, que foram conduzidos a centros de reabilitação. “A polícia busca agora os principais traficantes da região, que fugiram”.
Agência 'Aljazeera' lembrou das ocupações anteriores em favelas do Rio (Foto: Reprodução/Aljazeera)
‘Al Jazeera’
A agência “Al Jazeera”, do Qatar, lembrou as ocupações anteriores da polícia em favelas do Rio de Janeiro. De acordo com o site, com a atuação deste fim de semana nas comunidades, 170 locais foram ocupados e contam com a presença de 6.770 agentes especiais.
Segundo a publicação, “policias fortemente armados” patrulharam as ruas das comunidades assim que a invasão começou. A “Al Jazeera” também comentou sobre o esforço brasileiro em retomar o controle de locais perigosos por conta dos eventos esportivos que o país irá receber nos próximos anos.

Nenhum comentário: