segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Skate elétrico é solução para mobilidade Praticidade e leveza do equipamento podem ser alternativas de mobilidade urbana


Tomaz de Alvarenga - Estado de Minas
 (Reprodução / boostedboards.com)

Estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos criaram um novo meio de transporte, o skate elétrico. Chamado de Boosted Board, ele é considerado o veículo elétrico mais leve do mundo.
Ele é do tamanho de um skate tradicional, pesa cerca de seis quilos e é equipado com motores de 2,6 cavalos de potência. A velocidade máxima do skate é de 32 quilômetros por hora. Vem equipado com baterias de lítio, recarregadas em no máximo duas horas ligado na tomada, resultando em cerca de nove quilômetros de autonomia. Mas o skate também absorve energia através da frenagem regenerativa. Toda energia gerada no momento em que o skatista freia é armazenada na própria bateria. Há um controle remoto, que a pessoa carrega nas mãos para controlar a aceleração.
Para ser desenvolvido, o projeto do skate submeteu-se a um financiamento coletivo (crowdfunding), e foi um grande sucesso. Já são mais de 900 apoiadores, que contribuíram com quase US$ 380 mil, quase o quádruplo da quantia necessária. O projeto captou recursos até 10 de outubro passado para desenvolvimento do produto e pesquisas relacionadas.
O skate será vendido por US$ 1.199 e também pode ser usado como um skate convencional, sem uso elétrico.

Nenhum comentário: