Sylvio Coutinho/Divulgação
Novo Mineirão
Mineirão será entregue no dia 21 de dezembro

Os tradicionais feijão tropeiro e sanduíche de pernil, que acompanharam os torcedores mineiros por décadas e fazem parte da cultura do Mineirão, estão confirmados no novo estádio.
O consórcio Minas Arena, que fará a gestão do local até 2037, determinou a presença das iguarias no cardápio das empresas interessadas em montar bares e restaurantes no Gigante da Pampulha.
A condicionante foi apresentada em termo de referência enviado a alguns empresários. “O cardápio deverá conter no mínimo os seguintes produtos em pelo menos dois bares de cada setor: feijão tropeiro completo (bife, ovo, couve, torresmo, calabresa e bacon) e sanduíche de pernil fatiado”, aponta o documento.
Os contratos com as empresas que apresentaram as melhores propostas deveriam ter sido assinados na última terça-feira. Entretanto, a Minas Arena informou que só divulgará seus parceiros comerciais no final deste mês.
O início das operações está previsto para 20 de janeiro de 2013, mas nos períodos em que o estádio estiver com a Fifa, na Copa das Confederações e a Copa do Mundo, o contrato será suspenso.
Cara de estádio
A 51 dias da data prometida pela Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa) para a finalização das obras de reforma, o Mineirão já se apresenta com cara de estádio. Nesta semana, o painel eletrônico, que funcionará ao mesmo tempo como telão e placar eletrônico, começou a ser instalado no lado Sul, conhecido como “lado da cidade”.
Ao mesmo tempo, no lado Norte (Pampulha), operadores trabalham na estrutura que dará sustentação ao painel. A previsão é que até a semana que vem o serviço esteja concluído. Assim, a montagem da membrana da cobertura será finalizada.
Os dois telões têm 98 m², área equivalente a um apartamento médio de três quartos. Como os guindastes já foram retirados do campo para que o gramado pudesse ser plantado, os funcionários vão utilizar um equipamento chamado talha para içar os painéis até a cobertura, por meio de correntes e roldanas. O peso total é de dez toneladas.
Outras novidades são a demarcação do gramado e a identidade visual dos setores, que serão diferenciados por cores. Nas arquibancadas, mais de 60% das 64.000 cadeiras foram instaladas. Elas têm as cores branca e cinza, com tonalidades diferentes, para dar a ilusão de ótica de que o espaço está mais cheio.
Neste mês, serão concluídas as vedações e divisórias em todo Complexo Mineirão (paredes, divisórias diversas e revestimentos), além da finalização de instalações hidrossanitárias, prevenção e combate a incêndio, ar-condicionado e a conclusão do plantio do gramado.
Em dezembro, deve ser finalizada a passarela de ligação com o Mineirinho e demais intervenções propostas para área do ginásio, assim como conclusão de todo o estádio e limpeza geral.