terça-feira, 27 de novembro de 2012

Novo comando da Polícia Civil e PM de São Paulo toma posse nesta terça

27/11/2012 05h57 - Atualizado em 27/11/2012 07h45

Luiz Mauricio Blazeck assumirá a função de delegado-geral.
Já Benedito Roberto Meira será o comandante-geral da Polícia Militar.

Do G1 São Paulo
Os dois novos chefes das polícias Civil e Militar de São Paulo assumirão os cargos nesta terça-feira (27), na capital paulista. O novo delegado-geral será Luiz Mauricio Blazeck, que assumirá o posto no lugar de Marcos Carneiro Lima. Já o novo comandante-geral da PM será Benedito Roberto Meira, que entrará no lugar de Roberval França.
Blazeck era delegado Divisionário da Assistência Policial. O coronel Benedito Meira ocupava o cargo de secretário-chefe da Casa Militar. As alterações no comando das polícias Civil e Militar são as primeiras anunciadas na gestão do novo secretário da Segurança Pública (SSP), Fernando Grella. A nova cúpula terá uma reunião para planejar o combate à violência no estado. O novo secretário assumiu a pasta na quinta-feira (22) no lugar de Antonio Ferreira Pinto, exonerado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Grella manteve o diretor da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, que chegou a ter seu trabalho questionado por pessoas ligadas à cúpula da Segurança.
Polícia Militar
O novo comandante da PM, coronel da Benedito Roberto Meira, é paulistano e tem 50 anos, 31 dos quais dedicados à corporação - ele é coronel desde 2010. Ao longo da carreira, todas suas promoções foram efetivadas com base no critério de merecimento, segundo a SSP.

Meira tem formação superior em Ciências Jurídicas e, na Polícia Militar, frequentou cursos, destacando-se os de Formação de Oficiais, Aperfeiçoamento de Oficiais e Superior de Polícia, segundo a SSP.

Durante a carreira, trabalhou em diversas unidades da Polícia Militar, como a da região de Bauru, como coordenador operacional do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária e comandante do 4º Batalhão de Policiamento do Interior.
Na capital, Meira foi comandante do Policiamento de Área Metropolitano Quatro, na Zona Leste. Em 6 de abril de 2012, a convite do governador Geraldo Alckmin, havia assumido o  cargo de secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil.
Polícia Civil
Luiz Maurício Blazeck, novo delegado-geral, é formado em direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, com pós-graduação em Gestão de Segurança Pública. Ele tem 49 anos, 26 dos quais dedicados à Polícia Civil paulista. Natural de Sorocaba, começou a carreira como delegado no Guarujá, onde ficou até 1995, chegando ao posto de delegado-titular.
De 2002 a 2005, assumiu a Delegacia Seccional de Sorocaba. Atuou, de 2007 a 2008, em várias funções no Decap, onde virou divisionário dos setores de Assistência Policial e Administração. Em 2009, foi delegado divisionário no DEIC e assistente no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), além de ter sido promovido, por merecimento, à classe especial.
No mesmo ano, foi diretor do Departamento de Administração da Polícia Civil (DAP). Desde 2011, atuava como delegado divisionário na Academia de Polícia Civil.
Mudanças
Quando foi empossado no Palácio dos Bandeirantes, o novo secretário da Segurança havia dito que iria discutir eventuais mudanças nos setores responsáveis pela segurança no estado.
Outra secretaria importante que estaria sendo avaliada pelo governo é a da Administração Penitenciária (SAP), comandada por Lourival Gomes. Qualquer mudança nesta pasta terá que ser feita por Alckmin.
Em entrevista ao SPTV nesta segunda-feira, Grella disse que aposta na integração entre as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica para combater a onda de violência que atinge a capital e a região metropolitana. Segundo ele, haverá reuniões diárias em seu gabinete com os chefes das três polícias do estado. “A sociedade espera uma polícia que aja conjuntamente, uma união de esforços para que as informações não se percam e para que tenhamos bons resultados”, disse Grella.

Nenhum comentário: