terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Delegado da Polícia Civil é preso em BH por suspeita de crimes contra administração pública

Delegado é preso em BH suspeito de cometer crimes contra a administração pública O delegado é acusado de corrupção ativa, peculato e extorsão. Segundo a Corregedoria da Polícia Civil, ele chegou a soltar traficantes após receber dinheiro

João Henrique do Vale-Estado de Minas
Publicação: 15/01/2013 16:35 Atualização: 15/01/2013 20:03
Já está na Casa de Detenção da Polícia Civil, no Bairro Horto, Região Leste de Belo Horizonte, o delegado João Maurício Penna Lamounier, que foi preso na manhã desta terça-feira no Bairro Cruzeiro, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O policial chegou a ser levado para a Corregedoria, porém, o advogado não permitiu o depoimento antes de o defensor se inteirar dos fatos. Ele é acusado de corrupção ativa, peculato e extorsão.

O delegado corregedor Luiz Flávio Cortat informou que a prisão aconteceu durante cumprimento de mandado de prisão preventiva contra Lamounier, que é investigado há mais de dois meses. No flat onde homem mora, foi apreendido uma BMW avaliada em R$ 90 mil.

De acordo com Cortat, a corregedoria monitora a ação de todos os delegados. Durante a investigação, foram encontradas irregularidades nas atividades de Lamounier. O delegado, que trabalhava apenas na escala de plantão, extorquia criminosos, como traficantes, estelionatários, e depois os soltava após receber o dinheiro.

A atitude do delegado causou revolta até mesmo em companheiros de corporação. Segundo Cortat, o crime ficou evidenciado depois que policiais civis procuraram a Corregedoria para denunciar os fatos. Vítimas também foram ouvidas e confirmaram a irregularidade.

O sigilo bancário do delegado deverá ser quebrado nos próximos dias. A Corregedoria quer saber se o flat, de R$ 300 mil, e a BMW foram comprados ilegalmente. O inquérito sobre o caso deverá ser finalizado em 10 dias e remetido à Justiça. Um processo administrativo foi aberto e Lamounier pode ser expulso da corporação.

Alvo de polêmica
Em 2011, o delegado João Maurício Penna Lamounier se envolveu em polêmica. Deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) convocaram uma reunião para debater a recusa do policial em atender uma ocorrência encaminhada a ele em 28 de julho daquele, ano no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH). Na ocasião, uma mulher vítima de um assalto teve de esperar mais 12 horas para ter o Boletim de Ocorrência aceito pelo policial.

Nenhum comentário: