quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Metade dos alimentos produzidos no mundo vira lixo, diz estudo


Um estudo publicado na quinta-feira (10) pelo Instituto de Engenharia Mecânica do Reino Unido tentou calcular qual a quantidade de alimentos desperdiçados no mundo. O estudo chegou a incrível estimativa de que entre 1,2 bilhões e 2 bilhões de toneladas de comida são jogadas fora todos os anos. Esse número representa entre 30% e 50% da produção de alimentos mundial.
Segundo o estudo, o desperdício acontece tanto nos países em desenvolvimento quanto nas nações mais ricas do planeta. Em relação aos países desenvolvidos, o relatório diz que o desperdício acontece por culpa da “cultura de consumo”. Os supermercados rejeitam ou jogam fora alimentos perfeitamente comestíveis que não apresentam determinadas características, ou não atraem o consumidor. No caso do consumidor, o desperdício acontece porque muitas vezes ele adquire uma quantidade excessiva de alimentos que não serão consumidos e vão direto para a lata do lixo.
Nos países mais pobres, o desperdício acontece por conta de práticas defasadas de produção agrícola, estoque de alimentos e transportes. Mesmo países que estão passando por rápido crescimento, como a China, perdem alimentos. Segundo o estudo, a China perde 45% da sua produção de arroz, por exemplo, por conta de infraestrutura ruim.
Além da perda de alimentos, foi identificado um grande problema com água. Segundo o estudo, cerca de 550 bilhões de metros cúbicos de água são usados para produzir alimentos que nunca chegam aos pratos da população. Como a demanda por alimentos e água deve aumentar nas próximas décadas, os autores pedem urgência dos governantes para enfrentar o problema.
Foto: Justin Sullivan/Getty Images
(Bruno Calixto)

Nenhum comentário: