quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Agora é pra valer: cachaça é só brasileira

Genuína
Publicado no Jornal OTEMPO em 27/02/2013

FOTO: MARIELA GUIMARAES - 26.11.2012
Cachaça pode conseguir de 5% a 10% do mercado de rum nos EUA
Rio de Janeiro. A divisão do governo norte-americano especializada no comércio de álcool e tabaco publicou registro reconhecendo a cachaça como produto genuinamente brasileiro. A decisão passa a valer a partir de abril. Em troca, o Brasil reconhece o bourbon e o Tennessee Whiskey como bebidas típicas norte-americanas.
O departamento acolheu o pedido do governo brasileiro, que solicitava que a cachaça deixasse de ser considerada o "rum brasileiro". A proposta era analisada desde abril do ano passado.
Enquanto o Brasil autoriza cachaça com teor alcoólico entre 38% e 48%, nos Estados Unidos uma garrafa padrão não terá menos de 40%. A regulamentação também não vai permitir o uso de milho ou xarope de milho no processo de fermentação da cachaça.
No ano passado, acordo assinado durante viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos reconheceu a cachaça como bebida tipicamente brasileira. Na época, o presidente Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), César Rosa, afirmou que a medida deveria elevar o potencial de comercialização da bebida nos Estados Unidos dos atuais 700 mil litros para 30 milhões de litros por ano, um volume quase 43 vezes maior, em cinco anos. Rosa estimava ainda que, com a reclassificação, os impostos sobre a cachaça nos Estados Unidos fossem reduzidos em 40%.

Nenhum comentário: