quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Desiludido com o MMA, algoz de José Aldo vira policial no RJ

Luciano Azevedo relembrou o combate histórico com Aldo ‘Eu Estava no auge’


Luciano Azevedo finalizou José Aldo com um mata-leão em Manaus - Foto reprodução
Luciano Azevedo finalizou José Aldo com um mata-leão em Manaus - Foto reprodução
Considerado o quarto melhor lutador peso por peso da atualidade, José Aldo não vem tomando conhecimento de seus adversários e segue inabalável no peso pena do UFC. Mas assim, como Junior Cigano, que perdeu para Joaquim Mamute, José Aldo também teve a sua derrota no Brasil, que precedeu o estrelato internacional. 
O revés do manauara aconteceu na quinta edição do Jungle Fight, em 2005, quando acabou finalizado pelo carioca Luciano Azevedo através de um mata-leão no segundo round. José Aldo estava invicto e vinha de uma sequência de sete vitórias avassaladoras, todas conquistadas no primeiro round.
O responsável pela única derrota de Aldo na carreira é faixa preta de Luta Livre, já lutou no Pride, Shooto e sagrou-se campeão do evento inglês, Cage Gladiators. Luciano viveu o auge de sua carreira entre 2004 e 2006, quando acumulou nove vitórias consecutivas, a maioria por finalização. A derrota para Hayato Sakurai, no Pride, deu início a uma fase irregular na carreira de Azevedo, que enfrentou grandes nomes do esporte e alternou derrotas e vitórias.   
Desde maio de 2011, quando empatou com Diego Braga, que Luciano Azevedo não calça as suas luvas de MMA. O peso leve, que tem 16 vitórias e nove derrotas, andou desiludido com o esporte, e a vida incerta de lutador o fez procurar outra alternativa: a Polícia Militar.
“Eu acabei passando no concurso público da PM e estou exercendo. Coincidiu de eu operar o ombro em 2011, fiquei sem lutar um tempo e agora estou exercendo essa nova profissão. Viver da luta é complicado e busquei essa opção como garantia para a minha vida, porque o tempo vai passando e quando você vê, ainda está dependendo dos outros”, disse Azevedo, em entrevista exclusiva à Ag. Fight.
O faixa preta de Luta Livre garante que não se aposentou, só que por enquanto ainda não dá para conciliar a carreira de lutador com a de Policial, assim como o croata Mirk Cro Cop fez durante anos.
"Eu não aposentei da luta. Como estou há muito pouco tempo na Polícia, a minha escala é de dois para um (trabalha dois dias e descansa um), mas conforme o tempo passar e eu pegar uma escala boa que dê para eu ir treinar, pretendo voltar a lutar, mas no momento não estou com tempo. Treino raramente, apenas mantenho minha forma física correndo, mas não me aposentei não”, reiterou.
Quanto a vitória sobre o atual campeão peso pena do UFC, Luciano não gosta de se vangloriar, mas não concorda com os que acham que José Aldo estava longe de ser o que é atualmente.
“De coração, para mim a vitória sobre o José Aldo é indiferente, não gosto de me promover em cima disso, já consegui meu objetivo que era passar num concurso público. Eu fico muito feliz com o sucesso do Aldo, apesar de terem desmerecido muito a minha vitória sobre ele, dizendo que foi em outra época. Quem viu aquela luta sabe que ele era tão bom quanto é hoje e eu também estava no meu auge. Ele estava vindo de uma impressionante sequência de vitórias e foi uma grande luta. Apesar de muitos acharem que não, fico feliz de com o sucesso dele, que é um daqueles caras que merece”, concluiu.
Agora dono absoluto do cinturão dos pesos penas do UFC, José Aldo brilhou no UFC 156, no início de fevereiro. Veja em fotos como foi o evento realizado em Las Vegas:
Brasileiros brilham no UFC 156; Confira os resultados completos - 1 (© Zuffa LLC via Getty Images)
Zuffa LLC via Getty Images

Nenhum comentário: