quinta-feira, 30 de maio de 2013

Operação integrada prende 139 pessoas em todo o Estado

impacto_mini.jpgUm total de 139 pessoas foram presas, na terça-feira (28.05), durante a operação Impacto, que foi realizada simultaneamente em 14 municípios mineiros. Cerca de 2 mil policiais, entre civis e militares, estiveram empenhados na operação, que consiste em uma série de ações de prevenção e repressão qualificada em municípios prioritários para a redução da criminalidade violenta em Minas Gerais.
 
A iniciativa é fruto de um trabalho conjunto entre Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público e está sendo realizada de forma integrada entre as corporações. Ao todo, 315 mandados de prisão e 251 de busca e apreensão foram expedidos para cumprimento nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Divinópolis, Nova Serrana, Governador Valadares, Uberlândia, Montes Claros, Ipatinga e Sete Lagoas.

impacto_mini_2.jpgSegundo o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, as 14 cidades escolhidas para receberem a operação representam, juntas, 80% dos crimes violentos que ocorrem em todo o Estado. “Essas abordagens de rua e a presença das forças policiais em áreas de risco são importantes não só para trabalhar na contenção da criminalidade, mas também para melhorar a denominada sensação de insegurança que muito incomoda os cidadãos”, destacou. “Além das medidas preventivas, estamos realizando também medidas de repressão, com o cumprimento de mandados de prisão de indivíduos foragidos sobretudo pelos crimes de roubo e homicídio”.

Das 139 pessoas presas, 104 foram por cumprimento de mandado de prisão e 35 foram presas em flagrante durante o cumprimento dos 251 mandados de busca e apreensão. Durante o dia, quinze adolescentes foram apreendidos. A operação apreendeu ainda, em todo o Estado, 12 armas de fogo, uma arma branca, 396 pedras de crack, 7 tabletes, 18 buchas e 1 kg de maconha, 118 dolas e 898 gramas de cocaína. Foram apreendidos também cinco aparelhos celulares, quatro computadores, 20 veículos, uma réplica de pistola, 15 munições, invólucros plásticos e R$ 1.446,00.

impacto_mini_3.jpgA operação Impacto teve início no mês de abril, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e se expande neste momento para todo o Estado. De acordo com o secretário Rômulo Ferraz, as abordagens serão frequentes: “A partir de agora, esta operação irá acontecer pelo menos uma vez por mês nestas 14 cidades prioritárias”.
 
Crédito fotos: Luiza Muzzi / Ascom Seds 
https://www.seds.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2253&Itemid=71

Nenhum comentário: