terça-feira, 7 de maio de 2013

Polêmica: Governo quer `importar´ 6.000 médicos de Cuba para o interior

Polêmica
CFM condena a medida, que gera preocupação também na UFMG
Publicado no Jornal OTEMPO em 07/05/2013

LITZA MATTOS
Clique na imagem para ampliar
O Brasil se prepara para receber cerca de 6.000 médicos cubanos para trabalhar no interior e corrigir um déficit de profissionais na área de saúde nas regiões mais carentes. O anúncio foi feito, ontem, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, depois de um encontro com o chanceler de Cuba, Bruno Rodriguez, e trouxe preocupação para as instituições de ensino e conselhos de medicina.
O Brasil, no entanto, terá que encontrar uma solução para a autorização de trabalho para esses médicos. Hoje, quem se forma no exterior precisa fazer uma prova de revalidação do diploma, o Revalida. Nos últimos dois anos, menos de 10% dos candidatos nacionais que tentaram o exame foram aprovados. "Ainda estamos finalizando os entendimentos para que eles possam desempenhar sua atividade profissional no Brasil, no sentido de atendimento a regiões particularmente carentes do país", explicou Patriota. "Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos valor estratégico. Cuba tem uma proficiência grande nas áreas de medicina, farmacêutica e de biotecnologia", disse.
Segundo o chanceler brasileiro, as negociações com Cuba começaram com a presidente Dilma Rousseff, em janeiro de 2012, quando visitou Havana, a capital cubana. Ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil para apoiar o Serviço Único de Saúde (SUS). Hoje, 68% dos brasileiros dependem da rede pública.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota, ontem, condenando veemente qualquer iniciativa que "proporcione a entrada irresponsável de médicos estrangeiros e de brasileiros com diplomas de medicina obtidos no exterior sem sua respectiva revalidação". "Medidas nesse sentido ferem a lei, configuram uma pseudoassistência com maiores riscos para a população e, por isso, além de temporários, são temerários por se caracterizarem como programas políticos-eleitorais", diz.
Segundo a nota, o órgão e "os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) envidarão todos os esforços possíveis e necessários, inclusive as medidas jurídicas cabíveis, para assegurar o Estado Democrático de Direito no país, com base na dignidade humana".
A falta de definição de detalhes como a concessão de visto e a revalidação dos diplomas para a autorização do trabalho preocupa André Cabral, coordenador do processo de revalidação do diploma de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Motivos. Cabral reconhece a má distribuição dos médicos, mas sugere outras soluções. "A diferença de números de médicos nas grandes cidades e no interior acontece por uma má distribuição. Porém, a quantidade de faculdades abertas recentemente pode suprir (esse déficit). Não testar esses profissionais coloca em risco a população. Não seria melhor pensar se a falta de médicos no interior não é devido à ausência de um plano de carreira e de melhores condições de vida?".
Privilégios. Para Cabral, fica a dúvida por que os cubanos foram escolhidos. "Já se falou em Espanha, Portugal. Podemos pensar em alinhamento político". Ele lembrou que a Bolívia é responsável por quase a metade de todos os processos de revalidação, correspondendo a quatro vezes mais que na Argentina, em Cuba e no Peru. (Com agências)






Um comentário:

Unknown disse...

Sou estudante de medicina e sei da realidade do meu brasil, vi estudar fora porque meu pais nao mim deu oportunidade!!! nossa saude precisa sim e urgente de medicos, e esses cubanos apenas se formaram em cuba sao todos brasileiros , cuba tem um dos melhores cursos de medicina do mundo, quem sabe se precisa ou nao sao os prefeitos dos pequenos municipios que dia sai dia estao ai loucos submetendo pagar salarios absurdos porque nao possui medicos. se liga brasil o coselho nacional de medicina esta querendo vendar os brsileiros, o nivel dos estudantes formados na bolivia, argentina e cuba ja provaram que é tao bom quantos osformado ai no brasil, o pior cego é aquele que ver mais nao quer enxerga!!!, somos brasileiros e estamos buscando o melhor pr o brasil!!! fica a dica.