segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Marina sinaliza apoio ao PSDB no segundo turno

Indicativo

Apesar de ainda não ter declarado claramente que estará ao lado de Aécio Neves na disputa, discurso aponta essa direção ao cobrar "mudança qualificada"

Marina Silva
Marina Silva em discurso após apuração dos votos do primeiro turno
PUBLICADO EM 05/10/14 - 23h34
A candidata do PSB, Marina Silva, sustentou um discurso neste domingo (5) de vitória mesmo em meio à derrota de não ter chegado ao segundo turno. Apesar de não dar respostas diretas sobre eventual apoio à candidatura do PT ou do PSDB e de deixar em aberto a opção de repetir a neutralidade de 2010, Marina sinalizou uma inclinação em apoiar o tucano Aécio Neves. "Eu assumi a postura de não me recolher numa anticandidatura, o que pode ser uma tendência. Assumi o compromisso da mudança indo apoiar Eduardo Campos", disse durante coletiva de imprensa. Ela pontuou em diversos trechos de sua fala, contudo, que a aliança dependerá de coerência e compromisso com o programa de governo, elaborado com os partidos da coligação que a apoiaram.
Questionada sobre um possível apoio a Dilma, Marina também não respondeu diretamente, mas deu outra sinalização de alinhamento com a outra candidatura de oposição, do PSDB. "Nosso programa é coerente com outro caminho, com outra maneira de caminhar. Temos que ser coerentes com o movimento que representamos de mudança qualificada. A sociedade brasileira está dizendo que não quer o que está aí, da forma que está aí."
Marina Silva repetiu a mensagem que havia sido colocada pouco antes pelo presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, de que os partidos coligados vão se reunir internamente e tentarão tirar uma posição conjunta. A coligação é formada por PSB, PPL, PPS, PRB, PHS e PSL, além da Rede Sustentabilidade de Marina, que apesar de não ser legalmente um partido é tratado como estrutura independente dentro da coligação. "Decidimos que queremos tomar uma posição conjunta, mantendo aquilo que nos uniu que é o programa. Todos os partidos farão reuniões e estaremos dialogando entre nós", disse a candidata.
Estadão Conteudo

Nenhum comentário: