A produção da Fiat Automóveis em Betim, na Grande BH, foi prejudicada nesta segunda-feira (23) por causa da paralisação dos caminhoneiros autônomos, que começou no domingo.
De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, os funcionários do primeiro turno trabalharam normalmente até às 15h. Porém,  os do segundo e terceiro turnos foram dispensados porque não ocorreu a entrega dos componentes necessários para fabricação dos veículos. O motivo é que os caminhões estavam presos na paralisação.
A montadora ainda não sabe qual foi o prejuízo levado pela parada na produção desta segunda. A Fiat informou que ainda estuda se amanhã vai liberar os funcionários de todos os turnos, caso a entrega continue não sendo feita normalmente.
A entrega das peças ocorre just in time, ou seja, em todos os momentos do dia. Sem essa logística, não há como manter a dinâmica na linha de produção dos automóveis.
Protesto
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), desde o domingo (22), a BR-381 está interditada nos quilômetros 677, em Perdões, no Sul de Minas; 617, em Oliveira, no Centro-Oeste; e 513, em Igarapé, na Grande BH.
No início da tarde desta segunda-feira (23), os caminhoneiros impediram o tráfego na BR-262, no entrocamento com a MG-050, em Juatuba, na Grande BH.