domingo, 22 de março de 2015

Servidores Públicos Mineiros: Reajustes só em 2016

 

Orion Teixeira
Orion Teixeira
orionteixeira@hojeemdia.com.br

Os três principais sindicatos de servidores públicos estaduais (SindUTE, Sind-Saúde e SindPúblicos) ainda não tiveram sucesso nas primeiras negociações com o governo mineiro em suas reivindicações. O quadro deve clarear somente depois que for aprovado o orçamento para este ano, até o final deste mês, abrindo alguma perspectiva para este ano. Destes, os representantes do professorado conseguiu apenas o fim do subsídio com mais R$ 160 de abono, divididos em quatro parcelas de R$ 40 até abril de 2016, excluindo os aposentados até a incorporação do auxílio monetário.
 
Algumas categorias já estão em estado de greve, conforme informou o SindPúblicos ao secretário de Planejamento, Helvécio Magalhães, durante reunião na última terça-feira. Apesar da aprovação do orçamento, os servidores terão que ter muita paciência para reajustes, que deverão acontecer só em 2016. 
 
A situação federal é semelhante. Na sexta, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, reuniu-se com representantes de 49 entidades e sindicatos de funcionários públicos federais para discutir novo acordo de reajuste salarial a partir de 2016. Eles reivindicaram um aumento linear de 27,3% para todas as carreiras. O ministro antecipou que o governo não vai atender a demanda em razão do ajuste fiscal, admitindo que, o mais adequado, seria diluir o reajuste ao longo dos próximos anos. 

Um comentário:

Filmes, Seriados, Cds, entre outros disse...

É isso professores, votaram no PT e se ferraram.