domingo, 5 de julho de 2015

Pimentel faz apelo em nome da própria governabilidade


Orion Teixeira
Orion Teixeira
orionteixeira@hojeemdia.com.br


05/07/2015

O governador Fernando Pimentel (PT) reúne-se, amanhã, com líderes e vice-líderes de sua base aliada, na Assembleia, para fazer um apelo em nome da própria governabilidade. O pedido refere-se à aprovação dos projetos antes do recesso parlamentar, com prioridade para o que o autoriza a usar os depósitos judiciais, no valor de cerca de R$ 7 bilhões, a partir de agosto próximo. Sem esses recursos, a administração pode parar, sem meios de pagar os reajustes aprovados ao funcionalismo estadual e até mesmo manter a folha salarial em dia.

Pimentel fará também gestões pela aprovação de outros projetos, como o que muda o modelo de negócios da Copasa (estatal de água e saneamento), o que garante a automaticidade do reajuste do Judiciário e Ministério Público mineiros perante a área federal e mais dois da área ambiental e cultural. A iniciativa do governador tem duas razões.

Primeiro, evitar que parte dos aliados antecipe as viagens e comprometa o quorum necessário; segundo, porque a oposição prepara 250 requerimentos para barrar as votações. A semana será de “armamento pesado” entre governo e oposição.

Na semana passada, o governo conseguiu reverter, ou pelo menos adiar, a saída do PSB do chamado Bloco Independente, com 23 deputados, que vota favoravelmente com o governo. Os pessebistas decidiram adiar a mudança para janeiro do ano que vem.

Nenhum comentário: