quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Aprovados em concurso da Polícia Civil seguem sem esclarecimentos

Nomeações

Ao todo, 2.472 aprovados no concurso público da Polícia Civil, realizado em 2014, aguardam por promessa de nomeação do governo

PUBLICADO EM 29/09/15 - 18h46

Mais de 900 aprovados no último concurso da Polícia Civil compareceram na tarde desta terça-feira (29) a uma audiência da Comissão de Segurança Pública, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para cobrar do estado um prazo para a nomeação de pelo menos 1.080 novos investigadores da PC. Entretanto, nenhum representante do governo compareceu ao encontro. Eram esperados os secretários de Estado de Defesa Social (Seds) e de Planejamento e Gestão (Seplag), o chefe da Polícia Civil e a diretora-geral da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol).
O concurso para o cargo de investigador destinava-se ao provimento de mil vagas, mas a expectativa era de que todos os 2.472 aprovados fossem nomeados. Em nota, a Polícia Civil informou que está empenhada em encontrar, juntamente aos demais setores do Governo, alternativas que permitam a nomeação dos concursados, dentro dos limites orçamentários e financeiros do Estado e em rigoroso respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
No dia 18 de setembro, o governador Fernando Pimentel (PT) prometeu nomear 1.080 aprovados, o que ainda não ocorreu. De acordo com a Secretaria de Defesa Social, hoje, o déficit de policiais civis em Minas é de 7.746 profissionais. A Lei Orgânica prevê efetivo de 17.517 policiais, mas o número de servidores é de 9.771.
O deputado Sargento Rodrigues (PDT), autor do requerimento que deu origem à audiência, criticou a ausência de representantes do governo na reunião e salientou a importância da luta ininterrupta do movimento SOS Polícia Civil. O parlamentar sugeriu aos manifestantes que façam um acampamento na Cidade Administrativa para serem ouvidos pelo governador.
“É um desrespeito ao povo mineiro o que aconteceu hoje. O governador Fernando Pimentel disse que esse seria um governo para ouvir o povo. Isso é uma mentira. Quase mil aprovados no concurso público da Polícia Civil estiveram na Assembleia e não puderam estabelecer um diálogo com os representantes do estado porque eles simplesmente não compareceram. Mas a ausência do governo não vai nos desmobilizar. Vamos marcar uma nova audiência e se eles (governo) não enviarem representantes novamente, os aprovados vão acampar na Cidade Administrativa", afirmou.
Aprovados relatam dificuldades
Participantes da audiência pública fizeram relatos de dificuldades que estão enfrentando em função da espera da nomeação. Geovanni Andrade, de Araxá (Alto Paranaíba), disse que deixou de assumir cargo em outro concurso e chegou a alugar imóvel em Belo Horizonte por causa da promessa de nomeação feita pelo próprio secretário de Defesa Social.
Francismara Resende da Silva, de Varginha (Sul de Minas), reclamou que a cidade, com 130 mil habitantes, tem apenas 22 investigadores. Euséias Marques de Faria, de Ubá (Zona da Mata), lamentou que mais de 60 concursados da região vieram à Capital em busca de uma solução. "Isso é falta de solidariedade", disse, em relação à ausência de representantes do Executivo na reunião.

Nenhum comentário: